O granito é composto por quartzo, feldspato e minerais ferro-magnesianos. Na construção civil é utilizado na confecção de fundações (em forma de bloco), de muros, calçamentos, como agregado para concreto e rocha ornamental em pisos, paredes, tampos de pias, lavatórios, bancadas e mesas, e em detalhes diversos.
revestimento de piso, bancada de banheiro, cozinha e alguns tipos de escadas também.
O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.
Principais rochas utilizadas como material de construção
O calcário e o dolomito são matérias-primas largamente empregadas como recursos para a construção civil.
Exemplos comuns incluem arenito, giz e calcário. Rocha, em geologia, agregado natural e coerente de um ou mais minerais. Tais agregados constituem a unidade básica da qual a Terra sólida é composta e normalmente formam volumes reconhecíveis e mapeáveis.
São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.
Com base nessas diferentes origens, temos a classificação das rochas sedimentares. As de origem sedimentar são chamadas de rochas clásticas; as de origem química e mineral são chamadas de rochas químicas; e aquelas oriundas de restos de animais são chamadas de rochas orgânicas.
Há dois tipos principais de rochas ígneas: intrusivas (ou plutônicas) e extrusivas (ou vulcânicas). As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc.
Também chamadas de Rochas magmáticas, as Rochas ígneas caracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.