A Geologia é uma área de estudos que abrange o conhecimento do planeta Terra, dos processos relacionados com sua formação e modificação. O geólogo, por sua vez, investiga não só esses aspectos como também os efeitos causados pelos impactos ambientais da ação dos seres humanos e das forças da natureza.
A datação de um fóssil pode ser feita com base no percentual já conhecido do Carbono-14 (C14) em relação ao Carbono-12 (C12) da matéria viva (sem decomposição).
A geologia ambiental é o estudo da geologia aplicada ao meio ambiente, buscando in- vestigar os problemas geológicos decorrentes da relação entre o homem e a superfície terrestre. ... Sua importância está diretamente relacionada à capacidade de apoio à gestão ambiental e ao planejamento territorial.
As rochas são impresncidíveis para o estudo dos solos bem como das populações e claro, da formação geológica de variadas regiões. Por intermédio da geologia portanto é possível conhecermos a história de um local e compreender uma grande variedade de fenômenos observados no mesmo.
As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.
Se for sobre as rochas sedimentares é: A importância econômica das rochas sedimentares está em suas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral, as principais fontes de energia do mundo moderno.
São relevantes para os estudos sobre a variação ambiental ao longo do tempo, bem como dos aspectos geológicos que formam a estrutura terrestre. Além disso, as rochas sedimentares apresentam grande importância econômica, uma vez que são utilizadas nas construções e como fontes de energia, por exemplo, o carvão mineral.