Do ovo nasce o girino, a forma larval dos anuros. Eles vivem em ambiente aquático, apresentam brânquias e uma cauda bastante desenvolvida, além de não possuírem pernas. ... Inicialmente, desenvolvem-se os membros posteriores na região próxima ao início da cauda e, posteriormente, desenvolvem-se os membros anteriores.
Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.
Os sapos alimentam-se de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins. Algumas espécies maiores podem comer pequenos pássaros e até mesmo outros sapos. O sapo captura suas presas através da língua, bastante ágil e extensível.
Tipos de rãs
Os filhotes desta espécie de sapo eclodem das costas da mãe. Conhecido por Sapo Suriname ou Sapo Chola, tem uma reprodução peculiar: a fêmea libera, aproximadamente, 10 ovos, que acabam entrando na pele de suas costas após a fecundação. As larvas se desenvolvem até que os girinos possam sair.
Em geral, alimentam se de caramujos, lesmas e insetos. As rãs comuns não possuem muitos meios de defesa e são presas fáceis de peixes carnívoros, aves pernaltas e cobras. A reprodução começa no fim do inverno, logo após a ibernação. A fêmea põe de 2.
Saber que ela é carnívora é essencial. Ela pode comer desde insetos e pequenos invertebrados até pequenas aves e roedores. E por incrível que pareça, ele pode comer até uma rã menor que ele!
Assim como os sapos, as rãs se caracterizam por especializações da pélvis e das pernas traseiras que as permitem utilizar as duas patas para obter um impulso forte utilizado na natação e no salto.
Comumente encontrada, nas margens de rios, riachos, lagos, lagoas, várzeas, brejos e charcos. Alimentação: Insetos, artrópodes e ocasionalmente outros anuros.
A espécie cultivada no Brasil é a rã-touro (Rana catesbeiana), nativa dos Estados Unidos. No entanto, a rã-pimenta brasileira (Leptodactylus labirinthicus), reconhecidamente, tem ótimo sabor e é até mais rica em proteína (veja tabela com valores nutricionais desta e outras rãs).
O quilo da rã viva é vendido por 10 reais para São Paulo e Rio de Janeiro.
Conraua goliath
SAPO-GOLIAS
salamandras gigantes
sapo-cururu
10 – 15 cmAdulto, focinho à cloaca
Bombina bombina: 2 – 14 g
O sapo tem língua comprida para capturar alimento. ... A língua humana é presa atrás e solta na frente. O contrário acontece com a do anfíbio: fixa na frente e livre no fundo. Ao atingir o inseto, a língua gruda nele, pois a saliva é bem pegajosa.
O sapo-comum pode alcançar os 15 cm de comprimento. As fêmeas são normalmente mais robustas que os machos e espécimes mais a sul tendem a ser maiores que os do norte.
Com apenas 1,5 centímetro, ela é capaz de dar incríveis saltos de 1,5 metro! Proporcionalmente, é como se um homem adulto fosse capaz de saltar uns 170 metros – quase a distância de dois quarteirões.