Movimentos das peças
Passos
Rei. O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro.
O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças. A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
O Peão é uma peça menor do xadrez ocidental. ... O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar. No primeiro movimento de cada peão, a partir do ponto de partida, pode avançar duas casas e, a partir daí, uma. Um peão pode capturar a peça imediatamente na fileira na diagonal.
Teóricos do enxadrismo desenvolveram várias estratégias para se atingir este objetivo, embora não seja um fato muito comum em jogos oficiais, pois os jogadores em grande desvantagem ou percepção de iminência da derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
Para obter a vitória no jogo de xadrez, é preciso dar um xeque-mate, ou seja, colocar o Rei adversário em uma posição na qual seja impossível ele escapar. O jogador que fizer isso primeiro vence a partida.
Para vencer no xadrez, você precisa sempre estar adiantado em relação aos seus movimentos, usando jogadas cada vez mais complexas para atacar seu adversário. Sua primeira jogada vai definir o clima do restante da partida, seja com ataques diretos ou dominações de certos pontos do tabuleiro.
A resposta objetiva e sem rodeios é: não, O Gambito da Rainha não é uma história real e Beth Harmon não existiu de verdade, sendo apenas uma personagem fictícia.
Uma russa nascida em 1906 conseguiu realizar façanha similar à da personagem de O Gambito da Rainha, minissérie recordista de visualizações. Seu nome é Vera Menchik e o inferno pessoal dela pode ter inspirado o escritor Walter Tevis a conceber sua Beth Harmon.
O Gambito da Dama é uma abertura de xadrez do grupo das aberturas do peão da dama caracterizada pelos movimentos: d4 d5. c4.
Beth foi abandonada por seu pai e seu pai adotivo, e sua ideia de Townes como um parceiro romântico é tão impossível quanto um relacionamento com seu pai. É fundamental para o arco de Beth que ela eventualmente deixe isso ir e as duas podem ser apenas amigas.
2ª temporada
'O Gambito da Rainha': Anya Taylor-Joy fala de Segunda Temporada.