d) Conecte o cabo de ligação na incubadora e depois na tomada da rede. e) Conecte o cabo do sensor do RN ao equipamento, utilizando a tomada apropriada, localizada na lateral superior esquerda do gabinete da incubadora. Após conectá-lo gire a rosca de travamento do sensor no sentido horário para fixá-lo.
De facto, a principal função da incubadora é fazer com que o bebé mantenha uma temperatura corporal constante, embora também permita regular a humidade do ar, algo muito importante no ambiente de um hospital, pois a ventilação pode tornar o ar muito seco para o bebé.
Incubadora neonatal é um equipamento que proporciona a um recém-nascido um ambiente termoneutro, controlado pelos fatores fluxo de ar interior, umidade e temperatura.
A incubadora neonatal é um equipamento médico assistencial que serve para manter a vida de bebês prematuros onde estes encontram condições semelhantes às existentes no útero materno. ... Isto tem por finalidade melhorar a qualidade de vida de recém-nascidos prematuros.
São apresentados os procedimentos básicos de assistência de enfermagem ao prematuro, a saber: observação nas primeiras 24 horas de vida, hidratação, alimen- tação com mamadeira, alimentação por sonda nasogástrica, cuidados após a alimen- tação, técnica do banho na incubadora, cuidado com a pele, cuidado com o coto ...
Realizar a primeira higiene corporal apenas após 2-6h de vida. Evitar friccionar a pele e não remover todo o vérnix caseoso. Realizar higiene corporal de rotina apenas de duas a três vezes por semana. Realizar a higiene no leito apenas com algodão embebido em água morna, sem sabão, nas primeiras duas semanas de vida.
Manter a área do coto umbilical limpa e seca preferencialmente fora da área de fralda. Utilizar álcool a 70% no coto umbilical durante as trocas de fralda em caso de urina ou fezes na área. Clorexidina degermante 2% - antisséptico para limpeza da pele quando apresentar sujidade aparente.
Sua contextura mais fina, a menor quantidade de pelos e a fragilidade entre as uniões de suas camadas, são características próprias da pele do bebê que as tornam mais suscetíveis tanto a infecções bacterianas como a traumatismos.
A primeira visita ao seio materno deve ocorrer de preferência na sala de parto. Mesmo que o bebê não sugue nesse momento, o importante é estimular o contato pele a pele, pois ele torna mais fácil a amamentação. Depois o filho sai da sala para tomar as vacinas e fazer os testes iniciais.
Já próximo do termo da gestação, a pele fica geralmente coberta por um “creme” natural, esbranquiçado, chamado vérnix, que é um excelente protector e hidratante, por vezes ainda visível nos bebés de termo. A pele dos prematuros não tem ainda pigmento, sendo rosada, qualquer que seja a raça dos progenitores.
Ao nascer, o pH da pele do bebê é quase neutro. A formação do manto ácido dentro do estrato córneo leva dias ou semanas após o nascimento (prematuros ou a termo). Em geral, com cerca de 30 dias, o pH da pele do recém-nascido é semelhante ao do adulto, entre 4,0 e 6,0 (Figura 1).
Melhores Sabonetes para Bebês de 2021
O eritema tóxico é uma alteração dermatológica comum nos recém-nascidos em que são identificadas pequenas manchas vermelhas na pele logo após o nascimento ou após 2 dias de vida, principalmente no rosto, tórax, braços e bumbum.
A causa do eritema tóxico é desconhecida e não se deve a nenhuma infeção da pele. Alguns autores sugerem como possível causa uma reação a células do sangue da mãe transferidas para o bebé quando do parto, mas tal não foi comprovado.
O eritema multiforme é a inflamação da pele que ocorre devido à reação do organismo frente à microrganismos, medicamentos ou alimentos, por exemplo, levando ao aparecimento de bolhas, feridas e manchas vermelhas na pele.
A ictiose arlequim é uma doença genética rara e grave caracterizada pelo espessamento da camada de queratina que forma a pele do bebê, de forma que a pele é grossa e possui tendência para repuxar e esticar, causando deformações no rosto e em todo o corpo e trazendo complicações para o bebê, como dificuldade ...
Ictiose arlequim (Ichthyosis Fetalis; Harlequin Fetus) é um raro distúrbio genético de pele, a mais severa forma de ictiose congênita. O nome vem tanto da expressão facial do bebê quanto da forma de diamante das escamas que lembra as fantasias de arlequim.
Pesquisas atribuíram que a causa da ictiose arlequim são mutações ocorridas no gene ABCA12, localizado no cromossomo 2, que é responsável pelo transporte de lipídeos.