A utilização de há tempo atrás é redundante e deve ser evitada uma vez que o verbo haver, empregado no sentido de tempo decorrido, já possui essa significação. Use a Locução a tempo (com a preposição a) quando esta estiver indicando distância ou tempo futuro.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
Não vai dar tempo!: verbo no infinitivo A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido.
Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.
A locução "a tempo" significa "na hora certa", "no momento oportuno". Também podemos usar "em tempo". Portanto, a construção estaria correta assim: "Os policiais não chegaram A TEMPO de prender o assaltante".
Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.
Pleonasmo: É uma repetição ou redundância desnecessária de um termo da oração ou do significado de uma expressão. Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração.