A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio. Os gregos faziam produtos em coro, metal e tecidos. ... O comércio ocorria entre as cidades gregas, nas margens do Mediterrâneo e afetava toda sociedade grega. Para realizar as trocas comerciais se usava a moeda "dracma".
A economia medieval durante a Alta Idade Média (séculos V-X) passou pelas alterações impostas pela crise do Império Romano. Segundo o que diz o historiador Hilário Franco Júnior|1|, nesse período, houve baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas.
O Feudalismo era um sistema econômico, social e político que se consolidou na Idade Média, onde exercia o poder quem tinha a posse do feudo. ... unidade política, econômica e administrativa; predomínio do trabalho servil; agricultura. como base da economia eram as características predominantes do feudalismo.
Os feudos, considerados a base econômica da economia feudal, representavam grandes extensões de terra localizadas na área rural, os quais eram comandados pelos senhores feudais. Neles era possível encontrar o castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques, etc.
A Filosofia, as Artes e as Ciências eram pensadas com finalidade religiosa. Essa foi a chamada cultura teocêntrica que marcou o pensamento medieval. ... Filosofia e a Teologia (o estudo de Deus) confundiam-se. Suas obras mais importantes foram: Confissões e Cidade de Deus.
A cultura teocêntrica é aquela que considera Deus como sendo o fundamento da ordem no mundo, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou a ao ambiente são atribuídas a Deus.
Aspectos culturais do feudalismo: A Igreja Católica, dividida em alto clero (bispos, cardeais e papa) e baixo clero (padres) foi a mais importante instituição da Europa à época do feudalismo, pois foi a única que conseguiu sobreviver e ainda se fortalecer durante as invasões ocorridas durante a Alta Idade Média.
O feudalismo foi o sistema político, social e econômico que predominou na Europa durante a Idade Média. Era marcado pela descentralização política, pela imobilidade social e pela autossuficiência econômica dos feudos – as unidades de produção da época.
A rotação trienal foi uma técnica de agricultura praticada na Idade Média. Consistia em dividir um campo de cultivo em três partes, utilizando-as para diferentes culturas de forma rotativa para melhor aproveitamento do solo e, consequentemente, maior produção.
Olá, Podemos afirmar que o sistema de feudos funcionava sob a forma de uma pirâmide, sendo que em sua base estavam os camponeses, responsáveis por arrendar as terras e dividir sua produção com o senhor feudal. Eles também eram convocados para as batalhas quando necessário, compondo os Fyrds.
Resposta. Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV).
A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais. ... O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo.
Os ossos dos primeiros europeus foram achados em Dmanisi, Geórgia, e datados de 1,8 milhões de anos. O primeiro aparecimento do povo anatomicamente moderno na Europa é datado de 35 000 a.C. Evidências de assentamentos permanentes datam do VII milênio a.C. na Bulgária, Romênia e Grécia.
A Idade Média iniciou-se com a desagregação do Império Romano do Ocidente, no século V. Isso deu início a um processo de mescla da cultura latina, oriunda dos romanos, e da cultura germânica, oriunda dos povos que invadiram e instalaram-se nas terras que pertenciam a Roma, na Europa Ocidental.
Por que não podemos dizer que a Idade Média foi uma época só de atraso para os povos europeus? Porque, embora impregnada pela mentalidade religiosa, a cultura floresceu, como comprova a arquitetura da época, com suas grandes catedrais.