Globalmente, existem vários tipos de economia informal, que vão desde vendedores ambulantes, advogados, manicures e professores, até mesmo a grandes mercados informais como a pirataria de obras audiovideofónicas, tráfico de drogas, mercado da prostituição e da venda de armamentos ilegais.
Desta forma, pode definir-se economia informal como tudo que é produzido pelo setor primário, secundário ou terciário sem conhecimento do governo (o governo não consegue arrecadar impostos e não são recolhidos os encargos sociais dos trabalhadores da informalidade).
Resposta: Economia informal envolve as atividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados e sem contribuir com impostos ao governo.
A economia informal é muito comum em países subdesenvolvidos e emergentes. Seu desenvolvimento ocorre em consequência do desemprego estrutural, da cobrança de tributos e da burocracia para atuar legalmente.
Podemos citar alguns negócios pequenos e informais, que agem em conformidade com a lei (não há contrabando, por exemplo):...Quem faz a economia informal
Resposta. Econômia formal:é toda aquela atividade econômica que cumpre com as obrigações legais e fiscais, ou seja, arrecadam impostos e estão sob regulamentação. Os trabalhadores da iniciativa privada, por exemplo, são registrados no ministério do trabalho com carteira ssinada, a empresa tem CNPJ, IE, etc...
o trabalho informal é aquele em que o trabalhador não tem carteira assinada e também não conta com os direitos trabalhistas e prerrogativas da lei.
Falta de formalidade, de regras e convenções; característica do que é informal: a informalidade de um texto, de um evento. [Popular] Qualidade do que não está em conformidade com a lei: seu negócio segue na informalidade.
substantivo feminino Falta de formalidade, de regras e convenções; característica do que é informal: a informalidade de um texto, de um evento. [Popular] Qualidade do que não está em conformidade com a lei: seu negócio segue na informalidade. Etimologia (origem da palavra informalidade).
Significado de Formalidade substantivo feminino Operação obrigatória para o cumprimento de certos atos jurídicos, administrativos etc. Ato de pouca importância: este procedimento é mera formalidade. Regra imposta pela civilidade, pelas conveniências: sentou-se sem mais formalidades.
Características da linguagem formal: Utiliza vocabulário simples, expressões populares e coloquialismos; Ocorre o uso de gíria, palavrões, palavras inventadas, onomatopeia, gestos; Aplicação de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá, tbm, dps, tlg; Está sujeita a mudanças regionais, culturais e sociais.
Verificado por especialistas Em primeiro lugar notamos que o grau de formalidade representa a forma como um indivíduo apresenta o tratamento a uma outra pessoa.