Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor:
Inverter o alto falante utilizando a mesma caixa, pode danificar o mesmo, ao utilizá-lo em um volume elevado. Por isso se sua caixa está projetada corretamente para o alto falante, não inverta! Ou seja, o volume interno da caixa com alto falante invertido, será maior e isso vai alterar os resultados do teste feito.
Primeiro você vai ligar a chave e engatar a marcha ré. Depois vai tirar o plug da lanterna, no caso do led é muito simples, é só ir testando até acender, você sabe qual é o positivo porque o resistor do LED fica sempre no polo positivo.
Ligue os fios dos alto-falantes para os terminais de alto-falante na parte traseira do recepetor. IMPORTANTE: Para os terminais com prededores de mola, pressione para baixo o vermelho (positivo) ou o preto (negativo) e insira o cabo do alto-falante dentro do slot. Em seguida, solte-os.
Geralmente, conectar seu novo alto-falante é simples, bastando apenas ligar a fiação do seu alto-falante à fiação do carro. No entanto, caso seu carro não possua este tipo de conexão simples, você terá de conectar seu alto-falante usando uma conexão soldada ou crimpada.
Localize o fio remoto do seu aparelho de som, de acordo com o diagrama de instalação do produto. Alguns fabricantes de sons de carros irão fornecer um diagrama adesivo de fiação no chassi do rádio para referência, enquanto outros podem fornecer etiquetas de identificação para distinguir os fios.
Para ser instalado diretamente em um sistema de som residencial, primeiro conecte um cabo no positivo da bateria no outro no positivo do módulo amplificador. Faça a mesma coisa com o cabo negativo, ligando no negativo da bateria, no negativo do amplificador.
Os conectores localizados na parte traseira do player identificam a polaridade com o símbolo "+"(colorido) para positivo e "-"(preto) para negativo, a impedância e a posição. Os fio devem sempre respeitar a polaridade e as caixas devem ter a mesma impedância do conector.
Botão O (POWER/MUTE): Pressione para ligar o aparelho. 7. Botão (SEL): Pressione uma vez para acessar a função de áudio. Quando estiver ligado, pressione-o brevemente para ativar/desativar a No modo Rádio: Pressione e segure por 2 segundos para gravar uma função MUTE.
Ligando do som automotiva na fonte
Fonte para ligar diretamente no módulo sem bateria Consumo musical do módulo é de 100 amperes = Utilize uma fonte com potência de 100 amperes ou superior. Se utilizar uma fonte mais fraca, também funciona, mas com menor desempenho e maior risco de ter problemas no sistema de som automotivo.
Ligue uma ponta de um dos cabos cortados no cabo positivo do alto-falante de teste com o alicate crocodilo. Conecte a outra ponta do cabo no cabo positivo do par de cabos cinza. Repita o processo com um segundo cabo para o negativo do alto-falante.
Olhe contra a luz e observe se o filamento está rompido. Nesse caso o fusível está queimado. Troque por um igual, da mesma cor. Não insista se o fusível voltar a queimar (veja aqui).
a) Prepare o instrumento para a prova. Verifique o funcionamento e se for multímetro coloque na escala mais baixa de resistências (Ohms x1 ou x10) zerando-o em seguida. b) Encoste as pontas de prova nos terminais do alto-falante que deve ser testado. Na figura 2 mostramos o procedimento para este teste.
– para testar uma caixa de som, não é necessário desmontá-la. Se a caixa de som for de conector P10 ou outro, instale um cabo e encoste as pontas de prova nos terminais negativo e positivo da outra ponta do cabo ou nos terminais do próprio plugue.
Bom, com um multimetro voce pode saber sim, como vc n deve ter faça o seguinte, leia no manual ou procure ver de qnts Ohms são seus alto falantes, podem ser de 8 ,4, 16 ohms, em fim, daí lá na loja vc pede p técnico verificar a medição na sua frente, lembrando que para estar em curto no multimetro tem que marcar zero.
Usando cabos para conectar a caixa de som na TV Utilize um cabo P2 nas duas extremidades, caso a TV e a caixa de som usem esse padrão de conector. Caso não, possivelmente você precisará de um cabo de áudio com extremidades diferentes, como, por exemplo, um cabo P2 – P10/RCA.
Mantenha uma sonda tocando o conector na parte quebrada do cabo. Prossiga movendo a agulha cada vez mais próxima do conector, inserindo-a e checando o multímetro em cada vez. Quando o cabo passar no teste, o problema estará entre esse ponto e o anterior.
Uma forma mais eficiente é usando um amperímetro e multímetro e fechar um curto em uma ponta do fio que queira. O modo de fazer é bem simples, basta pegar por exemplo o fio vermelho e preto e descascar as pontas e junta-las enrolando uma na outra… simplificando fechando um curto. Conheça curso online CFTV Express!