Como fica a endometriose na gravidez? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Geralmente, a endometriose nos últimos meses de gravidez e durante a amamentação tende a regredir, atenuando as dores abdominais. No entanto, a endometriose pode voltar após o parto e algumas mulheres podem mesmo experienciar uma piora dos sintomas especialmente durante os três primeiros meses de gravidez.
Quem tem endometriose pode ter aborto?
Mulheres com endometriose tem maior risco de sofrer aborto? Não necessariamente. Alguns estudos relacionam a doença a um maior risco de abortamento, no entanto, vários especialistas discordam, pois há causas mais relevantes que levam ao aborto, como mal formações uterinas.
Quem tem endometriose corre o risco de perder o bebê?
O bebê de quem tem endometriose corre o risco de nascer com problemas? Não. Nenhum estudo comprova que exista qualquer relação entre a endometriose e a chance de ter um bebê com problemas.
Porque mulheres com endometriose tem dificuldade para engravidar?
A endometriose altera a anatomia do aparelho reprodutor feminino. “A aderência do tecido endometrial a outros órgãos pode fazer com que o útero mude de lugar, de modo que o espermatozoide não consiga chegar onde precisa”, esclarece a ginecologista Bárbara Murayama, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.