Como feito a TNT? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É preparado pela nitração do tolueno (C6H5CH3), tendo a fórmula química C6H2CH3(NO2)3.
Qual a força de uma dinamite?
O equivalente em TNT é um método de quantificação da energia libertada em explosões. A tonelada (ou ton) de TNT é uma unidade de energia igual a 4,184 gigajoules, aproximadamente a quantidade de energia libertada pela detonação de uma tonelada de TNT.
Qual a fórmula molecular do Trinitrobenzeno TNT?
O TRINITROTOLUENO (TNT), ou 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno, tem fórmula molecular C7H5N3O6 e massa molar de 227.13 g. mol-1.
Qual a força de 1 megaton?
1 megaton de TNT = 1 milhão de toneladas de dinamite (TNT). Ou seja a energia liberada na explosão equivale a isto. aonde ^ significa "elevado a". 10^15 = 1 milhão * 1 bilhão.
Quais são os elementos que forma a molécula do composto Trinitrotolueno TNT?
Em uma molécula de Trinitrotolueno existem 3 nitrogênios, 5 hidrogênios e 6 oxigênios. O composto trinitrotolueno (TNT) apresenta uma fórmula molecular é representada por C7H5N3O6. ... Os hidrogênios do composto encontram-se na cadeia cíclica e na ramificação CH3.
Quais são os elementos que forma a molécula do composto Trinitrotolueno TNT *?
Em uma molécula de Trinitrotolueno nós podemos encontrar 3 nitrogênios, 5 hidrogênio e 6 oxigênios por molécula. ... Nesses radicais é que se encontram o nitrogênio e o oxigênio, fazendo parte desse composto utilizado para fabricação de dispositivos de explosão.
Qual ácido é usado na produção de TNT?
A nitroglicerina é um composto altamente instável e explosivo, sendo obtido por meio do tratamento do glicerol com uma mistura sulfonídrica (ácido sulfúrico com ácido nítrico). O glicerol sofre nitrificação, isto é, uma reação de substituição de três radicais por grupos nitro (NO3), formando a trinitroglicerina.
Quais são os produtos obtidos na explosão do TNT?
Rapidamente a explosão do TNT forma uma nuvem de gases quentes que passa por uma expansão, destruindo tudo que estiver ao redor. A combustão incompleta desse composto provoca a formação de uma grande nuvem negra de fuligem (C(s)).