Como fazer:
O musgo desidratado serve para compor o substrato das orquídeas. No cultivo em vasos de plástico quase não uso musgo. Mas agora, com o replante das orquídeas na árvore, e levando-se em consideração que o clima da região onde moro é na maior parte do tempo quente e seco, vi que seria indispensável.
Coloque o Musgo Esfagno em um recipiente com água limpa, (apenas a porção que vai ser utilizada - lembre-se que ele aumenta de volume) Deixe o Musgo hidratando por alguns minutos, limpe outros materiais vegetais inertes, escorra o excesso de agua e coloque no vaso (sem apertar muito o musgo), inserindo a planta ...
Pode usar sem se preocupar. Uma observação: esfagno não é nenhum dos musgos usados por floristas para enfeitar os arranjos. O verdinho é musgo-fofão e o branco "fiapento" se chama barba-de-bode.
Caso queira cultivar o seu próprio musgo para, por exemplo, decorar a base de uma planta, o ideal é recolher o musgo de locais com bastante sol. Recolha diferentes espécies e deixe secar ao sol, para que seja fácil picá-lo. Após moer o musgo seco, polvilhe sobre o solo e mantenha-o húmido.