Se for seu caso, você deve tentar atacar e controlar o jogo. As pretas devem aguardar um pouco mais, observando a exposição das brancas antes de atacar. Nunca mova a mesma peça duas vezes, a não ser em casos onde ela pode ser tomada. Quanto mais peças você mover, mais o seu oponente terá que reagir.
Passos
Empate
Mate em 3. ... Para a solução de mates em tres movimentos em competições oficiais é necessário indicar o primeiro lance branco (chave), a possível ameaça das brancas (ou indicar que há zugzwang) e anotar todas as variantes até o último lance branco ANTES do mate.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.
Salto do rei, na história do xadrez, foi uma regra que permitia que o rei, em seu primeiro movimento, pudesse saltar para qualquer casa não ocupada, distante até duas casas da sua casa original, ou seja, de e1 para c1, c2, c3, d3, e3, f3, g3, g2 ou g1, desde que não estivesse em xeque.
O bispo pode mover-se por qualquer número de casas, mas somente nas diagonais e até que outra peça esteja no caminho.
Rei. Pode mover-se em qualquer direção, porém apenas uma casa por vez, como indicam os pontos vermelhos na figura abaixo.
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. ... As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.