O que fazer para oficializar a união sem pagar nada? O primeiro passo é provar que você realmente não pode arcar com os custos de um processo de casamento. Para usufruir do direito à gratuidade, os noivos precisam apresentar no cartório uma declaração conhecida como “atestado de pobreza”.
Para iniciar o processo do casamento civil, os noivos devem comparecer ao cartório mais perto da residência de um deles, no máximo 60 dias e no mínimo de 30 dias antes da cerimônia, para pedir a habilitação do casamento, na qual o cartório verificará se ambos estão livres para casar.
A exigência de documentos pode variar, mas geralmente será:
Legalmente falando, não há nada que impeça. Portanto, a resposta é sim. Você é livre para entrar no cartório de bermuda se assim quiser.
E não há nada contra uma noiva usar calça no dia do seu casamento no civil, desde que a roupa combine com a noiva e esteja dentro de alguns padrões. A cerimônia pede looks elegantes, com tecidos refinados. Por isso, jeans, sarja, malha e moletom estão abolidos.
O que não pode é entrar de vestido de noiva como se fosse em um casamento tradicional. ... Casamento em cartório também não combina com véu, acessórios chamativos nos cabelos ou penteados muito elaborados. Deixe os cabelos soltos ou faça um penteado bonito, mas sem exageros.
Conselho Nacional de Justiça mantém proibição para bermuda e minissaia no foro. ... A questão foi levada ao CNJ pelo advogado Alex André Smaniotto, inconformado com a proibição de entrada no foro de pessoas com calção, shorts e bermudões, como também de bonés e chapéus.
Agir com respeito e discrição é fundamental. Para os homens, o traje deve ser composto por calças, sapatos e camisa sociais. Já as mulheres devem usar vestidos discretos, um tailleur ou uma calça social com camisa, igualmente formal. Chinelos, sandálias abertas, sapatos de salto muito alto e tênis são desaconselháveis.
Elas devem ser conhecidas do casal, maiores de 18 anos, alfabetizadas e precisarão apenas do RG em mãos. E no dia de trocar alianças, também será necessária a presença de duas testemunhas com os mesmos requisitos, que podem ser os padrinhos da união.