Mantenha a sementeira coberta com saquinho plástico transparente todo furadinho e deixe em local quente, mas sem sol direto. Quando os primeiros pares de folhas estiverem visíveis, vá tirando o saquinho um pouco por dia até que as mudinhas estejam aclimatadas e possam ser transferidas para vasos individuais.
Após a escolha da muda e antes de fazer o plantio, a planta deve ser irrigada em um vaso com água por aproximadamente cinco minutos ou utilizando um regador. Após esse procedimento deverá ser feito um buraco no chão ou no vaso para posicionar a muda no centro e juntar a terra com os fertilizantes para cobrir a raiz.
Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado.
A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera. Para identificação desse período, a videira deverá estar quase sem folhas. Deve-se contar 12 gemas a partir do enxerto e podar em forma de bisel com uma tesoura de poda afiada e esterilizada em fogo brando.
O solo deve ser areno-argiloso, fértil, bem drenado, com pH na faixa de cinco a seis, e declividade inferior a 20%.
O processo de enxertia verde consiste nos seguintes procedimentos: A enxertia é o principal método de propagação da videira, sendo feita através da união de parte do ramo da copa, com 1 ou 2 gemas, a uma planta de porta-enxerto enraizado.
A falta de frutificação em uma videira pode ocorrer por diversos fatores, como nutrição inadequada e as próprias características genéticas da variedade. Também podem prejudicar a produção de frutos as condições climáticas do local do plantio, como o excesso de chuva e umidade no período da floração.
A uva precisa desse elemento para se desenvolver. De preferência, o espaço não deve estar próximo de outras plantas, porque a parreira precisa ser conduzida no seu crescimento. O terreno também deve ter boa profundidade e drenagem, além de não ser perto de muros porque a raiz requer espaço para crescer.
46 calorias
Veja se as sementes estão germinando. Geralmente, sementes de uva levam 2-8 semanas para se desenvolver.
De 20 a 30 dias após a fase do Choro da Videira, dependendo do tipo da uva, das condições climáticas, da natureza do solo e da quantidade de substâncias que ele retém, a videira começa a brotar: no início o broto da videira incha, em seguida, se abrem até que aparecem as primeiras folhinhas.
Nomenclatura usada para designar um ramo de videira.
Segundo esses autores, a estratificação (3 a 5 °C) por intervalos de 60 a 90 dias é o método mais utilizado para a quebra de dormência da semente da uva. Porém, esse tratamento raramente promove a germinação de todas as sementes, ficando a média em torno de 50% (Ellis et al., 1983).
O Choro da Videira ocorre logo após a fase de repouso vegetativo da videira, entre o fim do Inverno e início da Primavera. ... Sucede que antes da cicatrização dos ramos podados na videira e o nascimento de novos ramos, ocorre um esvaziamento de seiva até 1 litro por dia.
O ramo saudável apresenta o que chamamos de “gemas” e precisam ser podados após 2 gemas. Fase da lua: Muitos produtores aguardam a lua minguante ou nova de agosto, para realizar as podas da videira, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta “chore” (perca seiva) e enfraqueça.
Na poda, deixa-se preferentemente sarmentos de vigor médio que, em geral, são mais produtivos e apresentam melhor brotação. Elimina-se pela base os sarmentos excessivamente vigorosos e faz-se poda curta dos ramos fracos localizados perto dos braços visando obter ramos a serem usados na produção da safra seguinte.
A poda realizada para controlar a produção tem a finalidade de equilibrar o número de frutos e o desenvolvimento vegetativo. Essa poda é denominada de produção ou frutificação. Outros objetivos a serem alcançados são a manutenção da sanidade, o vigor e a forma da planta.
Caso queira uma proteção ainda maior, após a poda da planta, dependendo da espécie, é recomendado a aplicação de produtos protetivos como pastas à base de sulfato de cobre, principalmente naqueles ramos de maior diâmetro.
PRINCÍPIOS QUE REGEM A PODA Para perfeita execução da poda, é necessário um conhecimento da posição, distribuição e função dos ramos e das gemas e circulação da seiva. As raízes das fruteiras extraem do solo a água, contendo esta, em solução, os sais nutritivos que alimentarão a planta.