Esta é a lógica que deve ser utilizada para a elaboração do fluxo de caixa pelo método direto, ou seja:
Saldo Mensal e Acumulado: mostra quanto dinheiro você tem em caixa ao final do período (Saldo final = Saldo inicial + Entradas - Saídas).
Como fazer o fluxo de caixa indireto?
O fluxo de caixa indireto é um método que explora o regime de competência ou, por assim dizer, as informações contábeis da empresa para certificar-se de todas as variações ocorridas no caixa em determinado período — tomando como base o ponto de vista contábil.
O método direto é diferente, pois sua função é evidenciar de forma clara o resultado financeiro bruto da empresa. ... O contraste principal entre os dois métodos é que o direto informa os resultados brutos da empresa e, por outro lado, o indireto aponta os resultados líquidos.
É um relatório de contabilidade que mostra as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa e quais foram os resultados desse fluxo. Esse relatório usa como base as informações do Balanço Patrimonial da empresa e do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
As atividades operacionais incluem todas as transações não classificadas como atividades de investimentos ou financiamento, ou seja, são aquelas decorrentes da produção e venda de produtos e da prestação de serviços, realizadas no curso normal da execução das operações para as quais a empresa foi estabelecida.
Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa. Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.