O efeito fotoelétrico consiste na ejeção de elétrons de um material exposto a uma determinada frequência de radiação eletromagnética. Os pacotes de luz, chamados de fótons, transferem energia para os elétrons.
Durante o exame radiográfico, os raios-X interagem com os tecidos através dos efeitos fotoelétrico e Compton. O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência total da energia da radiação gama ou x (que desaparece) a um único elétron orbital, que então é expelido do átomo absorvedor (processo de ionização).
Os principais modos de interação, excluindo as reações nucleares são o efeito fotoelétrico, o efeito Compton e a produção de pares. onde h é a constante de Planck, ν é a frequência da radiação e Be é a energia de ligação do elétron orbital. Figura 3.
O grau de atenuação depende, de vários fatores como, natureza do material que que compõe a blindagem, a geometria da medição a ser feita, a forma geométrica da fonte, a energia da radiação incidente e da espessura da barreira.
Depois de produzidas, as radiações atingem as substâncias interagindo com elas de diferentes maneiras. Sendo assim, podemos dizer que há interação entre radiação e matéria. ... Dependendo das condições, essa energia pode ser totalmente ou parcialmente transferida da onda eletromagnética para um meio material.
As radiações X e gama interagem com a matéria através de trêsefeitos principais: fotoelétrico,espalhamento Compton e produção de pares. O efeito fotoelétrico ocorre quando um raio X ou gama incide sobre um elétron, transferindo-lhe toda a sua energia e desse modo, arrancando-o do átomo e ganhando energia cinética.
Efeito fotoelétrico Após a interação fotoelétrica, a lacuna deixada pelo elétron ejetado é ocupada por outro elétron, ocorrendo emissão de radiação característica. O número de interações fotoelétricas diminuem rapidamente com raios X de altas energias.
Os fenômenos mais comuns que podem ocorrer para a interação de fótons na faixa de energia entre poucos keV até alguns MeV são o espalhamento coerente (ou efeito Rayleigh, que corresponde à absorção e reemissão da radiação pelo átomo, em uma direção diferente de sua incidência), efeito fotoelétrico (o fóton é absorvido ...
a EMISSÃO ocorre quando um elétron de um átomo “salta” de uma órbita superior para uma inferior (fundamentalização): um fóton é emitido (produzido). a ABSORÇÃO ocorre quando um fóton faz um elétron de um átomo “saltar” de uma órbita inferior para uma superior (excitação): um fóton é absorvido.
1) Uma molécula pode absorver radiação cuja energia seja suficiente para "quebrá-la" em seus componentes atômicos. ... A maior parte das reações fotoquímicas na atmosfera envolvem radiação ultravioleta e visível. 2) Todos os átomos podem ser ionizados por radiação com comprimento de onda suficientemente curta.
A história da radiação teve início com as descobertas do físico alemão Wilhelm K. Röntgen, em 1895, a respeito dos raios X. Esse feito possibilitou que outros cientistas fizessem outras pesquisas sobre radiações. ... Tais descobertas renderam aos três o Prêmio Nobel de Física, em 1903.
O uso da radiação na medicina permite novas abordagens para o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, a utilização dessa ferramenta requer cuidados para evitar a exposição excessiva de produtos radiológicos aos pacientes, funcionários e demais profissionais que acompanham o processo.