EQST

Como Era O Posicionamento Dos Iluministas Em Relaço Aos Aspectos Religiosos?

Como era o posicionamento dos iluministas em relação aos aspectos religiosos?

o movimento iluminista, criticava severamente a igreja,pois manifestou grande preocupação com a liberdade de pensamento e de expressão. Muitos deles procuravam desenvolver uma educação leiga, sem a influência da Igreja.

Quais movimentos e revoluções foram influenciados pelo pensamento iluminista?

Resposta: Muitas revoluções foram influênciadas pelas ideias iluministas: Revolução Francesa, Revoluções pela independência na América Latina, Independência dos EUA, Revolução Farroupilha, Inconfidência Mineira, entre muitas outras.

Por que os iluministas atacavam as instituições religiosas?

os iluministas criticavam pois não aceitavam o poder absoluto do rei,onde era permitido a exploração de trabalhadores e etc.. A igreja católica era criticada pois havia uma hierarquia entre clero, bispos.... e trabalhadores... ambos exploravam os trabalhadores...

Qual foi a reação da Igreja Católica perante o movimento iluminista?

A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica ao avanço das igrejas protestantes durante o século XVI, reafirmando os dogmas católicos e o poder do Papa. A Reforma Protestante começou logo após Martinho Lutero afixar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha.

Qual foi a reação da Igreja Católica com a Reforma Protestante?

Resposta. Resposta: A Igreja Católica reagiu a Reforma Protestante por meio de um conjunto de medidas teológicas e políticas que recebeu o nome de Contrarreforma, que tem como data inicial simbólica o Concílio de Trento (que durou mais de 15 anos!)

Qual foi a reação da Igreja Católica com relação à Reforma Protestante?

A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.

Quais as consequências que os reformadores sofreram?

- Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa; - Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista; ... - Reação da Igreja Católica (Contrarreforma) ao movimento de Reforma Protestante.

Quais foram as principais motivações da reforma?

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

O que defendia o movimento da Contrarreforma?

A Contra-Reforma foi um movimento da Igreja Católica no século XVI que surge como resposta às críticas dos humanistas e de diversos membros da Igreja e de importantes Ordens Religiosas, tais como os Franciscanos, Dominicanos e Agostinhos, que apelavam à moralidade e ao regresso à pureza e austeridade primitivas.

Qual foi o principal objetivo da Contra-reforma?

A intenção da contrarreforma era espalhar a fé católica, catequizando as regiões não cristianizadas. Seu objetivo era agrupar as variações de religiões, ou então condená-los por heresia, como o caso da religião protestante.

O que foi a Reforma Protestante e a contrarreforma?

Reforma Protestante é o nome dado ao período histórico quando surgiram, a partir do rompimento com a Igreja Católica, várias igrejas cristãs como a luterana, anglicana, calvinista, entre outras. Por sua parte, a Contrarreforma é o conjunto de medidas que a Igreja Católica tomou para conter o avanço do protestantismo.

Quais foram as ações propostas pela Contrarreforma ou Reforma Católica?

Para impedir que o avanço do protestantismo se espalhasse para os outros países da Europa, a contrarreforma criou algumas medidas, como a criação da Companhia de Jesus, reforma de ordens religiosas e a inquisição.

O que foi a Inquisição na Contra-reforma?

Também chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta.