EQST

Como Era Dividida A Sociedade Grega Do Passado?

Como era dividida a sociedade grega do passado?

As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. ... Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.

Como estava dividida a sociedade nas duas principais cidades da Grécia antiga?

Olá, A Grécia Antiga era divida em cidades-estado independentes, sendo que havia uma polarização do poder entre as cidades-estado de Esparta e de Atenas, onde os modelos espartanos pregavam a aristocracia (uma monarquia) enquanto que os atenienses pregavam o modelo da democracia.

Quais foram as principais cidades Estados da Grécia antiga?

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.

Como se divide a sociedade em Atenas?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam.

Como é a vida das mulheres de Atenas?

Educada para ser dócil e reservada ao mundo doméstico, as mulheres atenienses eram subjugadas pelo pai até ele escolher qual homem poderia com ela se casar. Após o matrimônio, a subserviência feminina era destinada ao marido.

Quem eram os estrangeiros que viviam em Atenas?

Metecos

Quem podia ser considerado cidadão em Atenas?

Na cidade grega de Atenas, eram considerados cidadãos aqueles que podiam participar da vida política. Ou seja: somente homens, atenienses de nascença, que gozassem de boa situação financeira.

Quem poderia ser considerado cidadão na Grécia antiga?

Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Quem tinha direito de voto na democracia ateniense?

No entanto, a democracia atual é um modelo mais avançado e moderno da democracia ateniense, em que todos os cidadãos (maiores de 16 ou 18 anos), inclusive mulheres, podem votar e aceder a cargos públicos, sem que seja excludente e limitada.

Qual o conceito de cidadania para os gregos?

A cidadania da Grécia Antiga estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas cidades. Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para colaborar com os rumos da sociedade. ... O cidadão grego era um sujeito político ativo.

Qual a origem do conceito de cidadania?

A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.