A Civilização Minóica a se estabelecer como civilização na Europa. Sua forma de vida baseava-se, especialmente, no comércio externo, através do Mar Mediterrâneo. ... A principal cidade da civilização minoica era Knossos. Foi ela que foi tomada pelos aqueus, o primeiro povo indo-europeu a chegar na região.
Paulo - O fim da civilização minóica - 20/7/1997. Há cerca de 3.
A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. ... Além de ser uma construção monumental, o palácio cretense era uma complexa obra de engenharia.
Um traço cultural muito importante da civilização cretense foi a religião, que se baseava sobretudo, no culto da Deusa-Mãe, uma divindade feminina que governava o Universo e representava a . O domínio dos dórios levou a destruição da civilização micênica e deu origem a um novo momento na história da Grécia antiga.
As cidades foram reconstruídas de forma mais evoluída, notando-se a evolução cultural dos cretenses. ... Com o crescimento da sociedade os cretenses desenvolveram a escrita. Foram encontrados placas de argila que continham uma escrita pictográfica muito parecida dos egípcios, batizada de "Linear A".
O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.
As cidades estados gregas eram politicamente autônomas, ou seja, haviam milhares de pólis, cada uma com uma característica política distinta. ... A maioria das cidades estados eram aristocratas, sendo que a mais importante era a de Esparta. Atenas adotou, após a chegada de Clístenes, a democracia.
As cidades-estado surgiram novamente na Grécia antiga, onde as montanhas separavam as comunidades. As cidades-estado gregas experimentaram diversos tipos de governo. Atenas é considerada o berço da democracia. ... Os macedônios e depois os romanos invadiram a Grécia, e a maioria das cidades-estado foi destruída.
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
As pólis gregas eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Principais características das pólis gregas: Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.
As principais características das polis gregas eram: Possuía autonomia e detinha o poder; • Eram autossuficiente (política, social e economicamente); • Tinham leis e organização sociais próprias; • Propulsionou o surgimento da propriedade privada; • Possuía Complexidade social.
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. ... Oligárquica (governo de poucos) porque somente uma minoria da população (esparciatas) possuía direitos políticos e acesso a propriedades de terras.
Tinham um templo, uma praça central, um mercado, um mesmo dialeto, mesma cultura, tinham poder politico, econômico, militar.
Resposta. Resposta: Se caracterizava com a participação de todos os cidadãos nos assuntos do Estado, o governo não era exercido de forma despótica, muitas decisões políticas eram tomadas em conselhos ou assembleias, nas quais os cidadãos debatiam suas ideias e escolhiam as que considerassem melhores por meio de votação ...