Como Curar Uma Fstula Dentria?

Como curar uma fstula dentria

A fístula dental corresponde a pequenas bolhas que podem surgir na boca devido à tentativa do organismo em solucionar uma infecção. Assim, a presença de fístulas dentais indica que o organismo não foi capaz de eliminar a infecção, levando à formação de pequenas bolinhas de pus na gengiva ou no interior da boca.

Primeiramente, é preciso identificar se não há presença de abscesso dentário associado à fístula odontogênica, porque um tratamento de canal nesse dente com infecção pode ser necessário.

Deixe um Comentário

Provavelmente, será agendado um exame de acompanhamento após uma ou duas semanas para que o dentista possa verificar a evolução da cicatrização. Se for necessário, um novo tratamento odontológico será planejado.

Em alguns casos, quando há comprometimento de alguma parte do dente, o médico pode optar pela realização do tratamento de canal e uso de antibióticos. Esse tipo de tratamento normalmente é indicado quando a infecção é muito extensa e chega a provocar morte do tecido dentário, o que pode favorecer o espalhamento do microrganismo causador da infecção pela corrente sanguínea. Saiba mais sobre o tratamento de canal.

Em condições normais, quando há infecção na boca, o organismo busca alternativas para combater a infecção, podendo passar despercebida. No entanto, quando os mecanismos de defesa falham, o pus não consegue ser liberado e fica evidenciado em forma de fístula, que pode aparecer no interior da boca ou na gengiva, por exemplo.

Tratamento para Fístula Dental

Tratamento para Fístula Dental

Outro sintoma frequente é o mau hálito, causado pelas bactérias presentes no abscesso. Além disso, é possível que a pessoa sinta um gosto desagradável na boca, devido à presença de pus.

Uma das maneiras de identificar a presença de uma fístula dental é observar o aparecimento de uma pequena lesão na gengiva próxima ao dente infectado. Essa lesão costuma se parecer com a saída de um pequeno ponto de pus. Além disso, é comum que a região ao redor da fístula esteja inflamada e dolorida.

Sendo assim, a visita ao dentista é primordial. E mais importante ainda é tornar essas consultas rotineiras. Mesmo resolvendo o problema, é preciso que vire hábito ir ao dentista.

O software odontológico mais amado pelos dentistas. Assinatura digital ilimitada, anamnese inteligente, confirmação de consulta pelo WhatsApp, aplicativo para celular e muito mais!

Ainda, é bom lembrar que a causa base da fístula deve ser tratada, não só visando a saúde bucal, mas a manutenção da saúde geral do paciente. É importante explicar para o paciente que uma infecção nessas regiões pode deteriorar importantes estruturas dentárias. Além disso, qualquer foco infeccioso no organismo deve ser tratado, evitando que ocorra a entrada de microrganismos na corrente sanguínea, o que pode levar a casos mais complexos como endocardite bacteriana, por exemplo.

No caso da fístula, a inflamação se apresenta com edema, que surge devido à liberação e acúmulo de líquidos desse processo. Dessa maneira, a fístula não é perigosa, sendo apenas uma manifestação natural do organismo.

Causas da fístula odontogênica

Causas da fístula odontogênica

Entretanto, quando isso não acontece, acontece a fístula dental, que é um sinal de que o organismo não foi capaz de eliminar a infecção. Assim, surge pequenas bolinhas de pus na gengiva ou no interior da boca.

Assim, apesar de na maioria das vezes as fístulas estarem relacionadas com a presença de cárie ou tártaro, o dentista pode indicar a realização de uma radiografia da boca com o objetivo de verificar o envolvimento dos dentes e, assim, a extensão da infecção.

Com um bom tratamento essas bolinhas podem sumir

Qualquer problema que surja em nosso universo bucal causa um incômodo danado. Muitas vezes dói, outras vezes dificulta a fala ou a alimentação. Uma dessas complicações é a fístula. Muito semelhante à afta, é um sinal clínico de que na região de seu aparecimento existe infecção em atividade. “O aparecimento de uma fístula, geralmente, têm os dentes e/ou raízes da região como agentes causadores", explica o dentista Miguel Monteiro.

Entretanto, esse sinal, por vezes, pode ser confundido, internamente com aftas, e externamente, como espinhas, não recebendo o tratamento adequado, podendo resultar em complicações.

Produto Relacionado:

Além de tudo isso, a fístula dental também pode variar de dor, tamanho, e intensidade. Então apenas um especialista conseguirá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

Apesar de não causar sintomas, a causa da fístula precisa ser identificada pelo dentista para que seja indicado o melhor tratamento e, assim, possam ser evitadas complicações. Além disso, é fundamental que seja a higienização da boca seja feita de maneira adequada, com uso de fio dental, enxaguante bucal e escovação pelo menos 3 vezes ao dia.

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.

O profissional relata que a fístula odontológica não é uma doença oral, como a cárie ou a periodontite, mas sim um sinal de infecção ocorrido pela evolução destes e outros problemas bucais. "Fístula é uma forma de defesa do organismo na sua luta contra as infecções. Onde existe fístula na região há certamente infecção".

Então, não deixe de fazer as consultas rotineiras no consultório odontológico, agende uma avalição agora e garanta mais saúde o seu sorriso.

Ao perceber um caroço parecido com uma espinha em tecidos moles ou duros da boca, seja ele dolorido ou não, uma pessoa provavelmente procurará um dentista para ser examinada. Durante o exame, serão realizadas radiografias da área afetada e a infecção provavelmente aparecerá nas imagens, ou o dentista localizará a fístula odontogênica no exame intra e extrabucal. A infecção pode se manifestar no paciente como um caroço preenchido com uma secreção esbranquiçada chamada pus, que pode se misturar com sangue ao pressionar a área.

Tags:

Tags:

Antes que as fístulas surjam é importante prevenir as doenças causadoras do problema. Para isso, basta realizar cuidados simples, como uma boa higiene bucal com escovação, fio dental e enxaguante após todas as refeições, além das visitas regulares ao dentista. Desta forma, seus dentes e gengivas ficarão sempre saudáveis e longe de todas essas complicações infecciosas.

Basicamente, para realiza-lo, basta colocar meia colher (de chá) de sal em um recipiente com aproximadamente 230 ml de água. Enxaguar a boca esse líquido auxilia a drenar o pus, diminuindo e aliviando a pressão.

Como drenar uma fístula na gengiva?

Uma vez que seu dentista tenha removido a infecção, a fístula geralmente se fecha sozinha. Se a infecção começou dentro de um dente, o dentista fará um pequeno acesso nele para drenar o abscesso. O dente precisará de tratamento de canal, seguido por uma obturação ou coroa.

Qual o remédio caseiro para abscesso no dente?

Remédios caseiros para tratar abscesso
  • Sal. O sal marinho ou sal gema pode ser muito útil no tratamento de abscessos, tendo em vista o poder curativo que possui. ...
  • Calor. ...
  • Cebola. ...
  • Aloe Vera. ...
  • Neem. ...
  • Batata.
4 de jul. de 2017

O que fazer em caso de fístula?

Como é feito o tratamento
  1. Faz um corte sobre a fístula para expor todo o túnel entre o intestino e a pele;
  2. Remove o tecido lesionado do interior da fístula;
  3. Coloca um fio especial dentro da fístula para promover a sua cicatrização;
  4. Dá pontos no local para fechar a ferida.

Pode extrair um dente com fístula?

Geralmente sim, um dente com fístula pode ser removido, porém o ideal é ver se ele pode ser salvo através do tratamento de canal. Converse com seu dentista e boa sorte! Dentes com fístula podem ser extraídos.

Pode obturar dente com fístula?

Pelo seu relato de um dente com tratamento de canal iniciado, é necessário prosseguir e concluir o tratamento. Em caso de ainda assim não haver cura, deverá ser investido se há indicação de cirurgia apical (na ponta das raízes), ou se há trinca ou fratura da raiz que comprometa a permanência do dente na boca.

Pode estourar bolha de pus na gengiva?

Estourar bolsa de pus na gengiva não é a solução para o problema bucal. Ainda que a primeira reação ao ver uma bolsa de pus na gengiva seja tentar estourá-la, é importante controlar essa atitude. “O ideal é procurar um cirurgião dentista para verificar a causa e tratar o quadro.

Como estourar abscesso na gengiva?

O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.

O que fazer para curar um abscesso?

3 Remédios caseiros para curar um Abscesso mais rápido
  1. Seiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ...
  2. Cataplasma de ervas. ...
  3. Chá de calêndula.

O que é bom para abscesso no dente?

Um abscesso dentário geralmente acontece devido a uma cárie que não é tratada, um ferimento ou um trabalho dentário mal executado. O tratamento consiste na drenagem do líquido do abscesso, desvitalização, administração de antibióticos ou ,em casos mais graves, extração do dente afetado.

Qual antibiótico para fístula?

As penicilinas são os antibióticos de escolha. A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina.

Quais os riscos da fístula?

O principal risco é de formação de um novo abscesso. Pode também causar dor e desconforto. Na literatura há casos de câncer que desenvolve em fistula, mas são casos raros.

Pode estourar uma fístula na gengiva?

4. Fístula dental. A fístula dental corresponde à tentativa do organismo de eliminar uma infeção, o que resulta na formação de bolhas com pus no interior da boca ou na gengiva e que não devem ser estouradas.

Qual é o exame que deve ser feito frente a presença de fístula intra oral?

A anamnese, o exame clínico minucioso, a realização dos testes de vitalidade pulpar e o exame radiográfico, são imprescindíveis para o correto diagnóstico.

Como é realizado um trajeto de fístula?

A fístula é caracterizada pela perpetuação de um trajeto que conecta a glândula infectada e o orifício oriundo da drenagem do abscesso resultante. Essa comunicação pode ser gerada também entre o canal anal e outro órgão interno, como a vagina, por exemplo.

Pode estourar abscesso no dente?

Estourar bolsa de pus na gengiva não é a solução para o problema bucal. Ainda que a primeira reação ao ver uma bolsa de pus na gengiva seja tentar estourá-la, é importante controlar essa atitude. “O ideal é procurar um cirurgião dentista para verificar a causa e tratar o quadro.

O que é bom para vir a furo um abscesso?

Nessa fase, a recomendação habitual é aplicar uma compressa quente, úmida e antisséptica. Compressas quentes ajudam a acelerar o desenvolvimento do abscesso dentro do furúnculo, para que ele possa drenar e cicatrizar sozinho.

Qual Bactéria causa abscesso?

As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos EUA) e estreptococos.