O ensino híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da Educação do século 21, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do estudante.
Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom) significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula e ...
É com essa provocação que o educador norte-americano Jonathan Bergmann defende o conceito de sala de aula invertida – ou flipped classroom.
Embora a Aprendizagem baseada em problemas tenha passado a fazer parte de propostas e debates há relativamente pouco tempo no Brasil. Seu surgimento foi no final da década de 60. Ela começou a ser desenvolvida nas universidades McMaster (Canadá) e Maastrich (Holanda).