FQ = 3,0/1,5 = 2,0 O fator e gravidade da queda são diretamente proporcionais. Quanto maior o fator, maior a gravidade. Portanto, é recomendável reduzir o fator de queda sempre que possível.
Resumidamente, o ideal é que o fator de queda sempre seja igual ou inferior a 1. Afim de preservar a integridade física do trabalhador no caso de uma queda.
O dispositivo de ancoragem (como ganchos, argolas e âncoras) é usado para ligar a ancoragem ao equipamento de conexão. Por sua vez, o equipamento de conexão (talabartes e travaquedas) prende-se ao cinturão paraquedista do trabalhador.
O Anexo trata do sistema de ancoragem, definido como um conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente.
A linha de ancoragem ou linha de vida, pode ser composta por um cabo, corda, fita sintética e até trilho ou viga metálica, sendo instalada em, pelo menos, dois pontos de ancoragem distintos.
Se você pretende progredir nesse tipo de esporte, saber executar trabalhos com cordas é uma habilidade fundamental. Nós e amarrações são os diversos tipos de resultados do entrelaçamento e manuseio (trabalho com corda) de uma ou mais cordas, cabos, cordões e etc.