SPED FISCAL ICMS/IPI - Atualização no leiaute versão 015
20 de novembro de 2019
III - multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.
dia 20
3 meses
O que é necessário para fazer a retificação?
Em 2020 para retificar a Guia de Informação e Apuração do ICMS – GIA o contribuinte paulista vai desembolsar a importância de R$ 96,00 (3,30 UFESP). Este valor também será cobrado para retificar a Gare de ICMS.
No caso de retificação de EFD-ICMS/IPI, deverá ser utilizado o leiaute vigente no período de apuração. O PVA a ser utilizado deverá ser a versão atualizada da data da transmissão. Não será permitido o envio de arquivo digital complementar.
A retificação deverá solicitada no site www.sefaz.ce.gov.br, através do Ambiente Seguro ( no topo da página), utilizando de imediato o e-CNPJ da empresa solicitante ou e-CPF de um dos sócios. Ao obter a mensagem -solicitação realizada com sucesso - a retificação já poderá ser realizada.
Passo a passo para solicitar a retificação do SPED Fiscal Feito isso, efetue o pedido de retificação do SPED Fiscal no endereço eletrônico (na opção “Retificação”), apresentando o certificado digital, emitido por entidade credenciada pela ICP-Brasil, junto ao CNPJ da sua empresa.
Acesse o Escrita Fiscal → Lançamentos → Outros Débitos e Créditos → ICMS. Informe a empresa e dê um duplo clique sobre o período que deseja verificar. Ao abrir a tela, verifique o código informado na coluna "Ocorr. SPED", o quarto caractere desse código deve seguir o descrito no manual SPED.
Erro SPED Fiscal - Registro 0200: 'Duplicidade de ocorrência da chave. '
Validação do Arquivo
A transmissão das informações da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ao fisco ocorre através do envio de um arquivo de texto contendo informações segundo um layout especificado. Para gerar este arquivo é preciso seguir as diretrizes do Manual de Orientação- que é conhecido como manual Sped Fiscal.
A EFD (Escrituração Fiscal Digital) é conhecida como Sped Fiscal. Ele é um arquivo digital que informa todos os documentos fiscais e informações que os fiscos federal, estadual e, em breve, municipal, precisam saber. Essas informações referem-se ao período em que são apurados os impostos de ICMS e IPI.
Como funciona o SPED Fiscal O SPED Fiscal tem como foco principal o apuramento dos impostos ICMS e IPI, que devem ser realizados mensalmente. O funcionamento deste SPED é feito através do validador EFD-ICMS-IPI, que envia um relatório em formato de texto de todas as atividades relacionadas aos impostos apurados.
A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e ...
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é o sistema criado pelo governo federal para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas. Uma verdadeira plataforma para envio das obrigações acessórias para o FISCO.
Impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) são recolhidos com o SPED, que é o arquivo virtual que reúne todos os dados para serem enviados à base de dados do governo.
A sigla SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital e corresponde a uma tecnologia para oficializar e padronizar o armazenamento de arquivos digitais, tanto na escrituração contábil quanto fiscal.
Diferentemente do SPED contábil, ou Escrituração Contábil Digital (ECD), o SPED fiscal é um arquivo encaminhado para a Secretaria Estadual da Fazenda do ente federativo em que sua empresa está situada, uma vez que ela é a responsável pela arrecadação e fiscalização do ICMS.
O que é o Programa Validador e Assinador (PVA) e qual é a sua função? Como visto, a geração do arquivo do SPED é de responsabilidade única e exclusiva da empresa que contribui com o fisco. ... Posteriormente, o arquivo deve ser assinado digitalmente e seus dados devem ser transmitidos ao sistema.
Os diferentes tipos de Sped
RESUMO: SPED é o sistema criado pelo Governo Federal, por meio da Receita Federal do Brasil, que tem como escopo principal, uniformizar / digitalizar / integrar / gerenciar / armazenar toda e qualquer informação referente a dados fiscais, ou que digam respeito a peculiaridades das empresas/pessoas (contribuintes), ...
Segundo a norma, a escrituração contábil precisa atender basicamente aos seguintes requisitos:
A escrituração contábil é o registro regular dos atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico. As formalidades da escrituração contábil são estipuladas pelo Decreto Lei 486/1969.