Remova para um vaso Com as raízes mais desenvolvidas, é hora de tirar a coroa da água e plantá-la em um vaso. Não é necessário que ele seja muito grande, 15 centímetros serão suficientes. O solo deve ter terra e 30% de adubo orgânico. Novamente apenas o miolo será plantado, as folhas permanecem fora da terra.
QUANTO TEMPO LEVA DO PLANTIO À COLHEITA? O ciclo do abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral. Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.
O pé da fruta deve ser pulverizado com água, podendo ser regado até duas vezes por semana, na coroa. Evite molhar diretamente a terra pois pode causar o apodrecimento das raízes. Caso a pulverização não esteja sendo suficiente, molhe de baixo para cima, usando um pratinho com água embaixo do vaso furado.
Para cultivar um abacaxizeiro, você precisa apenas de um abacaxi fresco....Método 3 de 3: Plantando a Coroa do Abacaxi
O mini abacaxi deve ser cultivado a meia sombra ou a pleno sol, sendo evitado as baixas temperaturas. O solo deve ser fértil, leve e se possível ser enriquecido com material orgânico (adubo e fertilizantes) e devem ser efetuadas regas de forma regular.
Rega: como gosta de solo bem drenado, recomendamos a rega duas vezes por semana, principalmente nos primeiros meses após o plantio. Depois de bem adaptado, torna-se tolerante a curtos períodos de estiagem e é capaz de vegetar sobre solos pobres e rochosos.
O abacaxi-roxo é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e colorida, cultivada em diferentes regiões tropicais do mundo por suas qualidades como ornamental. Ela forma rosetas densas e simétricas, com suas folhas eretas, côncavas e lanceoladas.
Ainda que fique lindo em jardins, o abacaxi roxo pode ser cultivado em interiores, desde que o vaso seja posicionado próximo a janelas com bastante luminosidade. Quando mantido em ambientes muito sombreados, o abacaxi roxo tende a ficar mais pálido, com as folhas em uma tonalidade mais desbotada.
Rega: 2 a 3 x por semana. Dê preferência à mistura de terra e areia para manter o solo drenado, sempre úmido, e evitar as condições favoráveis ao surgimento de pragas ou apodrecimentos das raízes. Iluminação: meia-sombra. O lambari de folhas roxas é capaz de se adaptar ao sol pleno, mas vá devagar.
Uso popular: Na medicina popular é usada para aliviar cistites, dor na bexiga, tratar infecção urinária, problemas vasculares, afecções do útero, baixar a pressão arterial, amenorreia, coadjuvante nas tuberculoses.
Para evitar que o lambari fique muito grande, reduza os ramos fazendo o corte logo acima do nó de onde saem as folhas. Não tenha medo de exagerar! Você pode cortar até ¼ da planta, o que a incentiva a produzir mais folhas. A melhor época para fazer a poda é na primavera e no verão, quando a planta cresce mais.
Para fazer mudas dessa planta devemos selecionar um galho saudável de aproximadamente 10 cm, não tente fazer a estaquia com galhos velhos ou que apresentem alguma praga, pois é muito provável que não de certo, busque sempre galhos fortes e bem desenvolvidos.
Para multiplica-la, é só pegar um pedacinho da ponta do ramo e enfiar na terra que ela logo solta raízes e vai se multiplicando!
A columeia-peixinho precisa de muita luz, mas não direta, pois assim as suas folhas ficam queimadas. Para cultivá-la dentro de casa, coloque-a em uma janela voltada para o sul ou leste, evitando que ela receba muita luz durante o dia. Essa planta também pode se dar bem sob uma lâmpada UV de cultivo.
Benefícios. Um estudo publicado no African Journal of Biotechnology mostrou que o extrato metanólico do peixinho apresenta atividade antioxidante. Os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação das células sadias, protegendo o organismo dos radicais livres.
Em local à meia sombra, mas com boa luz natural. Seu cultivo é feito em vasos preparados com composto orgânico e adubo NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas por vaso na hora do plantio. Proteger o furo de drenagem com manta geotêxtil e areia úmida, colocar o composto orgânico misturado ao adubo granulado.
As regas devem ser regulares e leves, deixando o substrato secar levemente entre as regas e reduzir no outono-inverno. Gosta da umidade ambiental, sendo aconselhável pulverizar no verão. Na primavera-verão, a cada 15 dias, usar um fertilizante líquido sem nitrogênio, usando metade da dose recomendada pelo fabricante.
Planta-batom Precisa ser cultivada em locais sombreados, em solo bem drenado e acrescido de matéria orgânica. O meu exemplar está se desenvolvendo bastante então rego praticamente todos os dias inclusive as folhas. O importante é não deixar o substrato encharcar.
Columéia-batom... Ela gosta de muita claridade mas sem muita luz solar direta. Para fazer mudas é só enterrar a base dos galhos na terra (mergulhia) que logo ele cria raízes.