A métrica é a contagem de sílabas métricas ou sílabas poéticas que constituem e dão harmonia ao verso. A métrica é o recurso utilizado para se medir um verso através da contagem das sílabas poéticas. Essa técnica leva em consideração a sonoridade.
Sílabas poéticas ou métricas
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida. ... Metro = medida do verso.
Métricas são medidas quantificáveis usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica.
A contagem das sílabas gramaticais totaliza dez sílabas enquanto a contagem das sílabas métricas totaliza sete sílabas, que caracteriza um verso em redondilha maior ou heptassílabo. A rima é uma das responsáveis pela musicalidade e ritmo do poema. Ela é feita ao usar palavras com o mesmo fonema final em sequencia.
O cordel é marcado pela sequência rítmica e dialetos tradicionais da cultura sertaneja. Os versos não se apoiam na regra métrica da quantidade de sílabas. A estrutura se aproxima da métrica de “Oitavas”, com estrofes de oito versos com sete sílabas para cada um. Porém a quantidade de sílabas vária quase sempre.
Um poema é constituído por estrofe(s) com versos elaborados em sílabas poéticas. Métrica é a contagem silábica de um verso. Esta contagem permite reunir duas sílabas em uma só como na crase(sinalefa) e contrair duas sílabas numa só sem alteração de letras (sinérese).
A palavra "métrica" tem aqui uma polissemia (múltiplos significados) importante: enquanto o material exposto na obra chama-se "fita métrica", usada para fazer medição de comprimentos, a "métrica" do verso decassílabo é explorada, já que todos os "versos" do poema visual de Paulo Miranda tem exatamente 10cm.
Linguagem literária é aquela que tem a intenção de emocionar o leitor, e para isso utiliza uma linguagem com sentido figurado. ... Portanto, poemas são construídos com uma linguagem literária.
Esse recurso é conhecido como ritmo poético e consiste na divisão do tempo e do espaço em intervalos iguais, por meio da repetição de sílabas tônicas ou átonas.
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
O Ciberpoemas, como um passo adiante, que acrescenta elementos de áudio, vídeo e interatividade, ultrapassa totalmente os limites do conceito de literatura enquanto texto impresso, a começar pelo meio que chega ao leitor, que passa a ser obrigatoriamente digital.
A ciberpoesia, gênero digital que utiliza a linguagem eletrônica como forma de comunicação poética, se dá na convergência de texto, som e imagem, encontrando seu ápice na interatividade.
Poesia e ciberpoesia trata do desvelamento de poemas visuais, objeto sobre o qual o autor se debruça, há décadas.
Texto cuja disposição gráfica pretende formar uma imagem que se relaciona com o conteúdo do texto.
Resposta. Resposta: os ciberpoemas apresentam uma diversidade enorme de temáticas podendo falar sobre sentimentos,sobre política,educação,cultura,paisagens,experiências,viagens e tecnologia.
O que é Temática: Temática é um adjetivo que se refere ao assunto que se quer provar ou desenvolver em uma obra literária. Temática significa o mesmo que assunto, tema, tópico, objeto, teor, etc.
As aulas temáticas são aulas que buscam cada vez mais a atenção do aluno em sala de aula para que os mesmos possam obter cada vez mais conhecimentos, tanto no aspecto social, ético, cidadã, quanto no aspecto profissional.