estudantes de curso superior (não participantes de Programas Governamentais), técnico e tecnólogo podem ter o passe livre estudantil mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e da presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.
Jovens estudantes tem direito à desconto de 50% nas passagens de ônibus interestaduais. ... O documento vale também para meia entrada a eventos culturais e esportivos, semelhante a já conhecida Carteira de Identificação Estudantil. Para usufruir deste benefício existem alguns requisitos necessários.
Passagem para estudantes em rotas interestaduais
Aos estudantes com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos por pessoa, é ofertado o benefício de meia passagem, ou seja, o estudante não paga o valor total da passagem ao recarregar o cartão. Para ter direito a esse benefício, basta fazer o cadastro na SPtrans, assim como no caso do passe livre.
o desconto e a gratuidade só podem ser efetivados nos guichês físicos; só é válido para ônibus convencionais; os jovens devem apresentar a ID jovem, carteira de identificação com foto e o registro no CadÚnico; a solicitação deve ser feita no mínimo de 3 horas antes do horário inicial da linha.
Para conseguir uma passagem interestadual gratuita, o interessado deve fazer uma reserva, no mínimo, três horas antes da viagem. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete.
É lei! Jovens de 15 a 29, com renda de até dois salários mínimos, podem viajar de graça de ônibus em rotas interestaduais. O direito está previsto pelo Estatuto da Juventude (lei nº decreto nº 8.
E para você conseguir uma passagem de graça, basta se deslocar aos pontos de venda de bilhete e efetuar a compra para o destino desejado apresentando sua ID Jovem.
Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto. Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos.
A carteira ID Jovem poderá ser utilizada em exibições em cinemas, cineclubes e teatros, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, promovidos por quaisquer entidades e feitos em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso ...
Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
Renovar ID Jovem Para manter seus dados atualizados, você primeiramente, deve baixar o aplicativo do ID Jovem no seu celular. Depois, você deve preencher os dados solicitados com suas informações atualizadas. Algumas das coisas que não mudarão são: Nome da mãe, data de nascimento, seu nome completo, e número do NIS.
Atualização do CadÚnico Por isso, é preciso dizer que a atualização dos dados cadastrais também pode ser feita pelo telefone pelas redes sociais ou pelo acesso à Caixa Econômica Federal (CEF) com o auxílio do Google Assistant.