DJ - É assegurado o adicional de periculosidade apenas aos empregados que trabalham em sistema elétrico de potência em condições de risco, ou que o façam com equipamentos e instalações elétricas similares, que ofereçam risco equivalente, ainda que em unidade consumidora de energia elétrica.
Trabalhador em contato com redes de baixa tensão também deve receber adicional de periculosidade. Empresas que operam com sistemas energizados devem pagar adicional de periculosidade aos empregados que trabalham em contato com equipamentos, ainda que seja em situação de baixa tensão.
Periculosidade 30% do seu salário. Um dia ainda sairemos dessa tortura, de ser eletricista.
SISTEMA ELÉTRICO DE CONSUMO – SEC É dizer que, no SEC, as atividades realizadas em Baixa Tensão em equipamentos ou instalações que estejam energizados e que não adotem as medidas de proteção coletiva ali elencadas, fazem jus ao adicional de periculosidade.
Entende-se o Sistema Elétrico de Potência como um conjunto de grandes sistemas de energia. Ou seja, que envolvem centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, assim como linhas e receptores ligados eletricamente.