EQST

Quem Paga Como Autnomo Tem Direito Ao PIS?

Quem paga como autnomo tem direito ao PIS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quem paga como autônomo tem direito ao PIS?

2º passo – O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”. Portanto, é necessário que você tenha registro no PIS ou programa de integração social. Se você já trabalhou de carteira assinada, então provavelmente você já possui um número. Mas se você nunca contribuiu, é só inscrever-se pela internet.

Quem recebe auxílio emergencial pode pagar INSS?

Com toda a certeza, a Lei é bem clara: quem recebe benefício previdenciário (aposentadoria, pensão e auxílio doença) e assistencial (BPC/LOAS), NÃO pode receber o auxílio emergencial.

Sou contribuinte individual tenho direito ao PIS?

Se você é autônomo e ainda não contribui para o INSS, pode escolher qualquer um dos planos e se tornar um contribuinte individual fazendo sua inscrição no PIS (Programa de Integração Social). Para isso, basta ter mais de 16 anos e preencher a inscrição de novo contribuinte individual no site do INSS.

Quando tenho direito ao PIS pela primeira vez?

Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada em 2019; Ter trabalhado, no mínimo, 30 dias em 2019 (consecutivos ou não); Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como ter direito ao PIS pela primeira vez?

Para ter direito, o trabalhador precisa:

  1. Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  3. Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;