Em inglês, a declaração universal dos direitos humanos fica: Universal Declaration of Human Rights. Nesse sentido, podemos perceber que há 33 palavras formando o nome da declaração feita em 1945.
O principal documento que serve de referência ao exercício da cidadania é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi criada pela ONU em 1948. O documento define os direitos básicos do ser humano. ...
Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
Artigo 3° Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos. Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento, em todos os lugares, da sua personalidade jurídica.
Lembrem-se, o Brasil tem instituições legais para assegurar os direitos humanos, tais como o Ministério Público Estadual – (MPE), Ministério Público Federal – (MPF) e o Ministério dos Direitos humanos – (MDH).
São defensoras e defensores de direitos humanos as pessoas, grupos, organizações, povos e/ou movimentos sociais que atuam contra todas as violações de direitos e liberdades fundamentais de povos e de indivíduos, bem como pela conquista de novos direitos individuais e coletivos (políticos, sociais, econômicos, culturais ...
Defensores dos Direitos Humanos, Mahatma Gandhi, César Chávez, Martin Luther King Jr.: Unidos pelos Direitos Humanos.
Os/As defensores/as de direitos humanos cumprem um papel es- sencial para o fortalecimento da democracia, do Estado de Direito, do sistema de justiça, o combate à exclusão social e à pobreza. Além disso, contribuem para o avanço de uma cultura de direitos no Brasil.
Entre os principais direitos humanos estão os direitos à igualdade, à liberdade e à segurança pessoal. Também fazem parte da lista direitos como moradia, educação e saúde. E preparamos uma lista com sete exemplos inspiradores de pessoas que lutaram ou ainda lutam em defesa dos direitos humanos.