Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
O contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de ratos também podem facilitar a transmissão da leptospirose. Veterinários e tratadores de animais podem adquirir a doença pelo contato com a urina de animais doentes ou convalescentes.
Os excrementos têm forma cilíndrica, cor escura e costumam medir de 3-6 mm de tamanho, podendo variar um pouco de acordo com a espécie.
Hortelã-pimenta
Essas acções podem disparar o pó e expô-lo aos agentes patogênicos que está a tentar remover. Em vez disso, molhar todos os restos com uma solução de lixívia - de preferência 10% de lixívia e 90% de água - e deixa actuar 5 minutos antes de iniciar a limpeza.
Caso se suspeite de leptospirose é muito importante consultar um clínico geral ou infectologista, para avaliar os sintomas e o histórico clínico, incluindo a possibilidade de se ter estado em contato com águas contaminadas.
COMO PREVENIR A CÓLERA? Lavar as mãos com água e sabão antes de comer e preparar alimentos e após usar o banheiro e trocar as fraldas das crianças. Beber somente água tratada ou de boa qualidade. Comer somente frutas e verduras desinfetadas.
Realize peças teatrais educativas em feiras e eventos. As peças teatrais são uma excelente opção para conscientizar sobre os perigos da dengue. Criativas e divertidas, essas apreentações prendem a atenção de crianças e adultos, transmitindo de forma eficiente as informações sobre as ações de combate à doença.