Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu.
Eles ajudam na não repetição do substantivo. como por exemplo: Ana gosta de jantar, Ana gosta de pizza e aquela mesa é de Ana. Ao invés de eu ficar repetindo o substantivo "Ana", eu posso substituir por um pronome, no caso dela ou ela, como por exemplo: Ana gosta de Jantar, ela gosta de pizza e aquela mesa é dela.
Funções gramaticais dos pronomes Ou seja, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto, que é variável. ... Desse modo, o restante dos pronomes tem como função primordial se referir às pessoas do discurso ou se relacionar com elas, indicando a sua situação no tempo ou espaço dentro do contexto apresentado.
Substantivo comum X substantivo próprio Se os substantivos comuns são nomes genéricos para um mesmo grupo, o nome próprio será o contrário: ele especifica um indivíduo ou objeto em relação aos demais de mesma categoria. Assim, o substantivo próprio vem em letra maiúscula.
No Brasil, nomes clássicos de origem bíblica ainda são os mais comuns: Maria, José, Ana, João. Mas as coisas estão mudando um pouco. Nomes compostos como Enzo Gabriel, João Miguel e Maria Eduarda são os mais escolhidos atualmente para os bebês.
Os 10 nomes mais frequentes da década
Nomes femininos chiques e fora do comum
Selecionamos alguns belos nomes antigos com seus significados e alguns fatos sobre eles....Há nomes antigos mais populares, assim como opções medievais e clássicas.