Como utilizar o pronome “mesmo” corretamente?
O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.
Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Português. O gênero da palavra “mesmo” deve acompanhar o sexo da pessoa. Portanto, se tratar-se de uma mulher é “comigo mesma”. Se for um homem, é “comigo mesmo”.
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.
oração, esse verbo esteja em qualquer outra pessoa. resposta, que indicará o sujeito, será : "TU". ses, a pergunta deverá ser : Quem É eu? ( e não : quem SOU eu).
Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»/span>
Classificado pelos gramáticos como pronome pessoal reto, o “eu” deve ser usado sempre com a função de sujeito da frase. ... O pronome “eu” é o sujeito da frase, então “eu” que realizo a ação. Você já ouvir dizer que mim não conjuga verbo?/span>