A escolha pelo uso da média harmônica para representação da média de um conjunto está ligada a situações que envolvem grandezas inversamente proporcionais, por exemplo a velocidade média, a vazão da água, a densidade, entre outras aplicações na física e na química.
Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente. Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.
Calculando Mediana no Excel Com os valores a serem calculados inseridos nas células, basta aplicar a função =MED e incluir o intervalo de células onde estão os valores a serem calculados. Ao final da operação basta teclar “Enter” e conferir o resultado.
Variação Percentual = (VF/VI - 1) × 100 Em que VF é o valor final da operação, ao passo que VI diz respeito ao valor inicial. Agora imagine que o aluguel que uma pessoa paga por um apartamento passou de R$ 500,00 para R$ 700,00.
A redução é de 70%, precisaremos calcular a porcentagem: 0,70 x 220 horas = 154 horas. O resultado são as horas reduzidas da sua jornada de trabalho; Diminua a sua jornada pelo valor obtido no passo 2: 220 horas – 154 horas = 66 horas.
Utilizar a equação matemática A taxa de crescimento será, portanto, equivalente à diferença entre o valor atual da empresa e seu valor no ano anterior, dividido pelo valor (novamente) da empresa no ano anterior e depois multiplicado por 100%.
Encontrar a porcentagem de alteração entre dois números
Multiplique a Taxa de crescimento por 100 para converter para porcentagem. Neste exemplo, multiplique 100 por 0,025 para encontrar a taxa de crescimento mensal que é igual a 2,5%.
A taxa de crescimento é estimada a partir do crescimento absoluto em gastos operacionais entre dois anos, que se divide pelo valor do gasto operacional no ano inicial e se multiplica por 100.
Etapas para calcular a taxa de crescimento no Excel
Para calcular porcentagem de um total, precisamos multiplicar a porcentagem pelo valor total. Um exemplo muito comum desse tipo de porcentagem é quando se fala de rendimento de uma aplicação. Por exemplo, considere que o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês.
Como converter taxa anual para mensal A fórmula é a seguinte: Em que iM é a taxa mensal, e iA, a taxa anual. Portanto, imaginando, por exemplo, uma taxa anual de 20%, a equação resolvida ficaria assim: Descobrimos, então, que a conversão da taxa anual de 20% para mensal nos entrega uma taxa mensal de 1,5%.