O mimetismo ocorre quando um tipo de ser vivo tem aparência semelhante à de outro tipo. Esse fenômeno ajuda animais e plantas de várias maneiras — por exemplo, a conseguir alimento ou a proteger-se dos predadores.
Qual a diferença entre camuflagem e mimetismo? ... A camuflagem é quando o animal se assemelha ao ambiente que o cerca, a fim de se esconder de predadores ou utilizado por predadores para capturar suas presas. Já o mimetismo ocorre quando uma espécie imita características de outra para confundir seus predadores ou presas.
Cores crípticas: é o nome à coloração apresentada pelos seres vivos que se mexe com elementos do ambiente por meio da camuflagem, ou se assemelham a um elemento não comestível do ambiente. Cores de advertência: as espécies impalatáveis produzem substâncias nocivas.
Cripcia compreende métodos que permitem ao organismo ficar indistinto no ambiente que o cerca.
O mimetismo é um fator da adaptação evolutiva, ou seja, o mimetismo é quando um animal finge ser outro para poder ter as mesmas características daquele animal que os predadores evitam. A camuflagem ocorre quando um determinado animal se disfarça por apresentar coloração ou forma semelhante ao meio onde vive.
A camuflagem é uma importante adaptação dos organismos ao meio, uma vez que permite torná-los praticamente invisíveis, o que dificulta a ação de predadores. Os animais apresentam diversas adaptações em seu corpo que os auxiliam na luta pela sobrevivência.