Quais profissionais têm direito à insalubridade? Basicamente, qualquer trabalhador cujas funções o exponham aos riscos previstos na NR 15 tem direito a receber o adicional.
Assim, são consideradas insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.
Quando o assunto são os farmacêuticos que trabalham em farmácias e drogarias, local onde lidam diariamente com pacientes vítimas de todos os tipos de patologias, a legislação trabalhista não assegura o adicional de insalubridade.
Para grau mínimo – 10%; grau Médio – 20%; e grau máximo – 40%. Segundo a regra da CLT, o valor de base para o cálculo da insalubridade deve ser o salário mínimo vigente e não o salário do trabalhador ou ainda o piso da categoria a qual pertence, mas algumas decisões judiciais se opõem a essa regra, porém são exceções.
3.
Para empregados que trabalho em laboratório são 20%.
R$ 1.
A jornada de trabalho do técnico de laboratório sujeito ao regime do Decreto-Lei nº 1.
O técnico de laboratório é a pessoa que realiza o trabalho de coleta dos materiais biológicos que vão para análise. ... Esse cargo é responsável por alguns procedimentos, como análises microscópicas, testes laboratoriais, e também operação e calibração dos equipamentos em uso.
R$ 1.
Qual o profissional que pode tirar sangue de uma pessoa? Técnico e auxiliar de enfermagem, Enfermeiro e Médicos.
Confira os principais cursos que permitem o trabalho em laboratório a seguir:
Faz coletas hospitalares, encaminha as amostras para a realização de exames, cuida de documentos variados.
O Técnico em Análises Clínicas é o profissional responsável por fazer, analisar e emitir um parecer acerca dos exames laboratoriais. É ele quem faz uma leitura laboratorial de diagnóstico por meio dos equipamentos necessários para as avaliações.