Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos. Febre alta com início súbito.
Depois de ser picada pelo mosquito transmissor da dengue, a pessoa fica com a doença incubada por um período de 3 a 15 dias. A dengue pode ser do tipo clássica ou do tipo hemorrágica. A primeira possui um quadro clínico muito variável.
Recomenda-se baixar a febre com o paracetamol ou dipirona. Outro grupo de medicamentos contraindicados na suspeita de dengue são os antiinflamatórios não hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Por isso, fique atento à bula e evite consumir quaisquer medicamentos sem orientação médica.
Posso tomar paracetamol em caso de dengue? Sim. Ele pode ser usado com segurança nos casos de dengue e outras arboviroses, como as doenças que são transmitidas pelo Aedes egypti.
» Adultos: 1 comprimido de 10mg até de 8/8 horas; » Crianças < 6 anos: 0,1 mg/kg/dose até 3 doses diárias. » Adultos: 1 comprimido de 10mg até de 8/8 horas; » Crianças: 0,5 a 1 mg/kg/dia em 3 a 4 doses diárias.
O Nevralgex contém os seguintes princípios ativos: Cafeína, Dipirona (analgésico comum) e Orfenadrina (um relaxante muscular). Equivale ao Dorflex. Nao está contraindicado em suspeita de dengue pois não contem anti-inflamatórios não esteroidais.
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica.
O que comer: couve, Agrião, Cenoura, melancia, pera, carnes magras, ovos e leite. O que evitar: frutas cítricas, como limão, laranja e morango, batata, gengibre e pimenta.