EQST

O Que A Coisa Julgada Administrativa?

O que é a coisa julgada administrativa?

Coisa julgada administrativa significa a imutabilidade das decisões proferidas neste âmbito para a Administração Pública, implicando assim na impossibilidade de se interpor qualquer novo recurso administrativo, ressalvadas apenas as possibilidades de anulação de seus atos pelo próprio ente público, quando eivados de ...

O que é preclusão lógica?

Preclusão lógica. A preclusão lógica decorre da incompatibilidade entre atos processuais. Como o o próprio nome revela, advém de um ato que, por sua natureza incompatível, pressupõe a abdicação da faculdade processual em cima da qual recai a preclusão. Por exemplo: o aceite de um ato é incompatível com o recurso.

O que é uma decisão administrativa?

A decisão administrativa é aquela na qual o agente, ou Poder Público, soluciona atos ou fatos submetidos à sua deliberação. Das decisões proferidas pelos tribunais regionais em processo administrativo, cabe recurso para o Tribunal Superior tão-somente para exame da legalidade do ato.

Que decisões administrativas devem ser precedidas de processo?

“Por princípio, as decisões administrativas devem ser motivadas formalmente, vale dizer que a parte dispositiva deve vir precedida de uma explicação ou exposição dos fundamentos de fato (motivos-pressupostos) e de direito (motivos determinantes na lei). […]

O que é decisão administrativa robótica?

É relevante destacar que a decisão administrativa robótica como sendo aquela resultante das novas ferramentas à disposição da Administração Pública – essencialmente decorrentes do uso de inteligência artificial e algoritmos – precisa se ajustar ao dever de motivação dos atos administrativos.

Qual o prazo para a resposta de um processo administrativo?

trinta dias

Pode ocorrer a reformatio in pejus da decisão administrativa no caso de?

Demissão de servidor É vedada a reformatio in pejus quando se tratar de revisão administrativa, que pode ocorrer após o término do processo, ou seja, quando não se trata de fase recursal.

Quanto tempo o INSS demora para analisar o Auxílio-doença?

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, por unanimidade, um acordo que estabelece novos prazos, de 30 a 90 dias, para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analise pedidos de benefícios assistenciais, com o objetivo de zerar a fila de espera. O INSS tem seis meses para se adaptar às novas regras.

O que acontece quando o INSS contesta?

Caso venha a transcorrer o prazo concedido para contestação sem que o INSS se manifeste a respeito, ocorrerá o que tecnicamente se chama de "revelia", ou seja, serão aceitos como incontroversos os fatos narrados pelo autor (seu marido) na petição inicial, em razão do que, alíado a outras circunstâncias, poderá o juiz ...

Como contestar benefício INSS?

Caso aquele que teve seu benefício indeferido, suspenso ou cortado queira contestar perante ao INSS, poderá fazer pessoalmente ou através de um advogado, devendo acessar o site do MEUINSS e lá preencher um formulário e anexar o seu recurso administrativo com os documentos.

Como faço para entrar na Justiça contra o INSS?

Para entrar com uma ação na Justiça, o beneficiário precisa contratar um advogado. “Entramos com uma ação em casos específicos, quando a pessoa está passando por necessidade, numa situação de vulnerabilidade” diz Adriane.

O que fazer quando não passar na perícia?

Você pode pedir pelo Meu INSS ou telefone 135, em que será marcada uma nova perícia médica. Caso essa nova avaliação seja negada, você pode fazer o recurso administrativo em até 30 dias após o resultado da reconsideração.

O que fazer quando o benefício do INSS é negado?

Para começar a receber o auxílio-doença, o segurado primeiramente deve passar por uma perícia médica do INSS, porém, se o pedido for negado, é possível solicitar a reconsideração administrativa para então realizar uma nova perícia com um médico diferente.