Nas demissões sem justa causa, o empregador precisa pagar uma multa de 40% sobre o valor depositado no FGTS. Imagine que o saldo total seja de R$ 4.
Sobre quais verbas trabalhistas incide o FGTS?
O aviso prévio trabalhado, que é considerado de natureza salarial, sofre incidência do INSS, IR-Fonte e recolhimento para o FGTS. Sobre o aviso prévio indenizado não há incidência do INSS e IR-Fonte, somente se realiza o recolhimento para o FGTS.
O depósito do FGTS deve ser feito pelos empregadores obrigatoriamente até o 7 (Sete) de cada mês, na conta da Caixa Econômica Federal vinculada ao colaborador. O valor corresponderá a 8% do último salário bruto pago ao trabalhador e a 2% quando se tratar do trabalhador menor aprendiz.
Como calcular FGTS O Cálculo FGTS é simples: Calcule salários X 8%. O Saldo FGTS é corrigido pela caixa a uma taxa de 3% ao ano (cerca de 0,25% ao mês).
Para dar entrada na solicitação, basta selecionar a opção 'Meus Saques', depois 'Solicitar saque FGTS' e clicar conformando o pedido. A Caixa Econômica irá avaliar se o valor pode ser liberado e na sequência dará um retorno.
A solicitação de movimentação do fundo de maneira online é chamada de “Saque Digital”. Para acessá-la, basta baixar o aplicativo do FGTS e fazer login com seu usuário. Caso ainda não tenha cadastro, é necessário realizar um, utilizando dados como CPF e data de nascimento.
Como sacar o FGTS pelo app para Android e iOS
Veja abaixo o passo a passo para transferência de saldo no Caixa Tem
A transferência pode ser realizada por meio de DOC, sem cobrança de taxa, e o cidadão pode enviar dinheiro para bancos físicos tradicionais ou digitais.
Com o aplicativo aberto na página inicial, selecione a opção “Saque Imediato das Contas FGTS”; Siga em “Solicitar recebimento em crédito em conta”, marcado na cor laranja. Toque na aba “Conta em outros bancos”; De forma automática, o banco preenche os espaços relacionados ao CPF e nome do titular.
Para acessar a poupança social digital é simples: