Os primeiros sinais e sintomas do climatério que podem começar a surgir até os 45 anos de idade e são:
Ele pode ser definido como a fase de transição entre o período reprodutivo da mulher e a fase em que ela não pode mais se reproduzir. Normalmente o processo inicia-se em torno dos 35 a 40 anos e pode durar, em média, 20 anos.
O tratamento medicamentoso inclui a TRH (estrogênio, progesterona, tibolona e os moduladores seletivos de hormônios estrogênicos) e o não hormonal. As substâncias não hormonais mais bem estudadas são os antidepressivos que atuam via serotonina, via serotonina/noradrenalina e a gabapentina.
Aprenda a amenizar os sintomas do climatério
Quais são as principais estratégias de prevenção dos calores da menopausa?
O período do climatério é dividido em três principais estágios: a perimenopausa, a menopausa e a pós-menopausa. Embora as três façam parte da mesma transição geral de vida, elas podem causar sintomas diferentes e, portanto, têm opções diferentes de tratamento .
Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.
A pré-menopausa é o período no qual o corpo da mulher se prepara para não ser mais fértil, caracterizando-se pela redução da produção de hormônios. É a fase do climatério, que começa próximo aos 40 anos de idade, quando a mulher ainda menstrua, e dura, em média, de 6 a 8 anos.
A irregularidade menstrual é um dos principais sintomas do climatério. Entretanto, o enjôo e as dores nas costas são incomuns. Seria interessante passar por uma avaliação ginecológica para afastar outras possíveis causas de dor nas costas, enjoo e dor pélvica.
Climatério e menopausa não são sinônimos! Climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo e Menopausa começa com a última menstruação da vida.
O teste de Confirme Menopausa é um teste imunocromatográfico para a detecção qualitativa do hormônio folículo estimulante FSH em amostras de urina humana. O hormônio folículo estimulante (FSH) é uma glicoproteína produzida pela glândula pituitária anterior. Ele representa um papel crucial no processo reprodutivo.
Nesse tempo (que pode levar anos) a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, indicando a chegada da menopausa.
As mulheres que fazem uso de anticoncepcionais hormonais não vão sentir os sintomas da menopausa, pois estarão recebendo a dosagem de hormônio normalmente através do medicamento. Elas só vão saber se está tudo correto se pararem de usar o anticoncepcional por um tempo e observarem seus ciclos menstruais.
Irregularidades menstruais (desde menstruar de duas a três vezes no mesmo mês, como ficar de dois a três meses sem sangrar); Sintomas vasomotores, que são os conhecidos 'calores' acompanhados ou não de sudorese que se intensificam à noite; Insônia; Irritabilidade; Oscilação no humor (da euforia à tristeza, sem causa ...
Os sintomas mais comuns são ondas de calor, secura vaginal, distúrbios do sono e dores nas articulações. Devido à combinação de manifestações, algumas mulheres ainda desenvolvem ansiedade ou depressão.
Com aproximação da menopausa, a menstruação pode vir por mais dias, mas com menos sangramento, ou então durante mais tempo e com sangramento muito abundante. Algumas mulheres também podem ter ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento.
Perimenopausa é o período de transição, e menopausa é o período depois da sua última menstruação. As irregularidades no ciclo menstrual decorrentes da perimenopausa duram em média de 4 anos, do início da irregularidade menstrual à última menstruação.