A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.
adjetivo Que contém ou abarca mais de uma disciplina; interdisciplinar. Capaz de produzir uma interação entre disciplinas que, não somente se restringindo ao conteúdo disciplinar, propõe um diálogo entre campos do saber, buscando alcançar e alterar a percepção, cognição ou comportamento do sujeito.
Ultrapassando as limitações que as abordagens anteriores apresentam, a transdisciplinaridade procura transbordar as disciplinas e considera outras dimensões além da cognitiva ao trabalhar os conhecimentos. Dessa forma, propõe um aprendizado com espaço para intuição, emoções, sentimentos, formas de expressão…
Princípio teórico que busca uma intercomunicação entre as disciplinas, tratando efetivamente de um tema comum (transversal). Ou seja, na transdisciplinaridade não existem fronteiras entre as disciplinas. Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade. ...
A tolerância é o reconhecimento do direito às ideias e verdades contrárias às nossas. A presente Carta da Transdisciplinaridade foi adotada pelos participantes do Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade e não reivindica nenhuma outra autoridade além de sua obra e da sua atividade.
Os projetos transdisciplinares são planejados no decorrer do ano letivo com o objetivo de desenvolver as habilidades das áreas do conhecimento a partir de práticas problematizadoras, o que implica na autogestão da aprendizagem dos estudantes.
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.
A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas.
4 dicas de como oferecer um atendimento humanizado ao cliente
6 dicas de atendimento humanizado
A importância da humanização do cuidar como dimensão da atenção à saúde. Cuidar é um conceito que tem diversas definições. No campo da medicina, significa mais do que tratar a doença. É também dialogar, motivar e tratar cada paciente como um todo, considerando o conjunto de suas necessidades e peculiaridades.