1. Rosto. 2. [Figurado] Aparência; aspecto ; fisionomia.
1. Que conhece ou pretende conhecer o carácter das pessoas, segundo a fisionomia destas. 2. Pessoa hábil em julgar segundo a fisionomia.
Arrebatamento é o efeito ou ação de arrebatar, ou seja, retirar algo repentinamente de um lugar. No entanto, existem diversas aplicações diferentes para este termo. A mais comum se refere a um conceito descrito na bíblia cristã, onde os fiéis seriam resgatados por Jesus Cristo antes do derradeiro Apocalipse.
6 abafar, empalmar, encantar, entusiasmar, escamotear, furtar, larapiar, rapinar, raptar, roubar, saquear, surripiar, tirar.
Arrebatamento é um conceito e termo escatológico cristão utilizado por alguns cristãos, de várias confissões/denominações/ministérios, referindo-se — para os que o concebem — ao biblicamente anunciado evento inicial do Fim dos Tempos, no qual seguidores de Cristo, os então vivos e os já mortos "subirão para o céu ao ...
22 sinônimos de irritado para 3 sentidos da palavra irritado: Que sente raiva: 1 irado, raivoso, enraivecido, colérico, encolerizado, zangado, furioso, enfurecido, furibundo, enfuriado, bravo.
Significado de Grilhões substantivo masculino plural Corrente de metal, com argolas intercaladas e ligadas umas às outras. Corrente grossa de ferro utilizada para prender pessoas julgadas e sentenciadas: prisioneiro preso com grilhões. [Figurado] O que prende, tira a liberdade; cadeia, laço, prisão.
Os grilhões eram algemas, amarras ou qualquer outra coisa que prendesse as mãos ou os pés, ou mesmo o corpo inteiro de uma pessoa.
Os grilhões viraram simbolo de opressão, crueldade, e é possivel inclusive ler o termo em vários hinos de países, como na França e no Brasil. Outra função dos grilhões era o transporte dos escravos, para fazer com que eles não fugissem e nem se mexessem muito.
Significado de Servil adjetivo Relativo à condição ou ao estado de servo, de quem não é livre ou não tem seus direitos e bens garantidos. Que imita ou segue exatamente um modelo: trabalho servil. [Figurado] Ignóbil; de caráter ardil; que é baixo ou asqueroso.
1 vil, reles. 2 subserviente, adulador. 3 afetado, baixo, bajulador, exagerado, excessivo, inferior, obnóxio, subalterno.
Temor servil significa o medo que as pessoas subservientes, aquelas que servem a alguém, sentem.
O trabalho servil era produtivo, mas não poderia ser livre, e, sim, forçado. O servo encontrava-se ligado a terra, não podendo eximir-se das obrigações feudais. Não havia a liberdade de escolha para ele, pois não poderia trabalhar para quem quisesse, podendo somente fazê-lo para o senhor feudal.
Manso Senhorial - eram terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos); Terras comunais eram os bosques, florestas e pastos.
Os servos usavam as terras para a prática da agricultura, mas todas as terras pertenciam aos proprietários, os senhores feudais. ... As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.
Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.
Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Além disso, vale destacar que o senhor feudal, por outro lado, tinha por obrigação garantir a eles proteção militar e o oferecimento de terras para a agricultura.
A servidão era hereditária e os servos eram proibidos de sair das terras onde haviam nascido, eram também presos às terras dos grandes proprietários. Tem também os escravos que faziam os trabalhos domésticos.
Os servos trabalhavam nos feudos. Nas vilas ou povoados moravam os vilões, homens livres que viviam nesses feudos e deviam obrigações aos suseranos. A camada dominante dos nobres e o clero possuíam as terras, o poder político, militar e jurídico.
Os camponeses, trabalhavam para os senhores feudais, em uma propriedade dele, chamado de feudo. ... Diante da crise econômica e das invasões germânicas, muito dos grandes senhores romanos (ou seja, o senhor feudal), abandonaram suas cidades e foram morar no campo, onde estava o seu feudo, ou seja, sua propriedade.