O artista pioneiro da arquitetura renascentista foi Filipo Brunelleschi (1377 a 1446), estudioso da arquitetura greco-romana e de sua teoria das proporções. Construtor da Catedral de Florença e da Capela dos Pazzi, em Florença, valorizou a proporção e a escala, eliminando progressivamente as influências góticas.
Entre 100 projetos, o escolhido foi a Torre Eiffel, criado pelo engenheiro Alexandre Gustave Eiffel. Ela foi inaugurada em 31 de março de 1889 durante as comemorações do centenário da Revolução Francesa. A obra também serviu de entrada para a Exposição Universal de 1889.
O estilo renascentista foi muito popular na Itália e dá destaque à simetria, proporção e geometria, assim como na antiguidade clássica. As colunas, pilastras, arcos e cúpulas eram muito comuns no período.
As pinturas no Vaticano, por Michelangelo e Rafael Sanzio, representam o ponto culminante do estilo na pintura. O estilo foi introduzido na arquitetura por Donato Bramante, que em 1502 construiu o Tempietto, com suas proporções majestosas, significando o ressurgimento em grande escala da arquitetura romana antiga.