A caixa sensorial é um “brinquedo” que estimula o desenvolvimento dos bebês e crianças através da exploração dos sentidos e tem como objetivos indiretos, dentre outros, a preparação remota para a escrita e matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade.
É dividido em sistema sensorial visceral e somático, sendo o somático conhecido pelos cinco sentidos (visão, tato, olfato, audição e paladar) além da percepção do equilíbrio.
As moléculas de cheiro que ficam dissolvidas no ar entram pelas fossas nasais, chegando até a cavidade nasal, onde se dissolvem no muco e atingem os prolongamentos das células olfativas. As células olfativas mandam impulsos para o sistema nervoso, onde as sensações olfativas serão interpretadas e produzidas.
Os cães possuem um canal só para o olfato Enquanto nós, humanos, respiramos e cheiramos pelo mesmo caminho, os cachorros possuem um canal apenas para o olfato apurado. Quando um cão inspira, parte do ar segue a rota até os pulmões. Porém, parte do ar segue um caminho diferente, dedicado exclusivamente aos cheiros.
Olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. ... O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar.
O olfato e o paladar estão intimamente relacionados. As papilas gustativas da língua identificam os sabores, ao passo que os nervos localizados no nariz identificam os odores. ... Alguns sabores - como o salgado, o amargo, o doce e o ácido - podem ser reconhecidos sem que o sentido do olfato intervenha.
Porque o paladar depende do olfato??? O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos, trabalhando junto com o paladar para fornecerem ao cérebro informações a respeito de comidas e bebidas. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro.
A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores.