Corre - cutia brincadeira relacionada ao projeto sobre cantigas de roda da 1. ° Fase, durante essa atividade nós estimulamos a coordenação motora, o equilíbrio, a direção, a atenção, a concentração, o esquema corporal e agilidade.
Corre cotia é uma brincadeira do tipo "pega-pega com ciranda" e é típica da região Centro-Oeste do Brasil. Ninguém sabe ao certo quem compôs a cantiga, e nem como a brincadeira surgiu, mas sabe-se que é jogada há muitos anos, desde os tempos dos avós dos nossos avós.
CORRE COTIA É UMA BRINCADEIRA DO TIPO "PEGA-PEGA COM CIRANDA" E É TÍPICA DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL. NINGUÉM SABE AO CERTO QUEM COMPÔS A CANTIGA, E NEM COMO A BRINCADEIRA SURGIU, MAS SABE-SE QUE É JOGADA HÁ MUITOS ANOS, DESDE OS TEMPOS DOS AVÓS DOS NOSSOS AVÓS.
Depois de muito pesquisar para descobrir se o nome correto era “cutia” ou “cotia”. Descobri, pelo dicionário, que o nome correto é “cutia”. Este pequeno animal que mede, em média, 50 à 65 cm e que possui cerca de 7 espécies diferentes em território brasileiro não possui cauda e tem pés compridos.
Como brincar: Forme uma roda com todos dando as mãos. Comece a girar devagar cantando a canção "Corre Cotia". Ao término da música, quando chegar o momento de falar "... caiu!", todos se abaixam.
Contextualização: Corre cotia é uma brincadeira do tipo "pega-pega com ciranda" e é típica da região Centro-Oeste do Brasil.
Nessa brincadeira, as crianças permanecem sentadas uma ao lado da outra em forma de roda. Todos os integrantes cantam a canção e vão passando um objeto. Quando o música terminar, quem ficar com o objeto, a “batata quente”, sai do jogo.
Crianças europeias dançam uma cantiga por volta de 1820, ao estilo estético-cultural ocidental à época.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
As cantigas de roda são músicas folclóricas cantadas em uma roda. Também conhecidas como cirandas, elas representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares. Pelo fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, são constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados.
Folclore - Relembre a infância com 18 cantigas de roda
As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.
As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva.
As brincadeiras cantadas são, sem dúvida, uma forma acessível, barata e poderosa para deixar memórias cheias de risos e divertimentos a seu filho, além de contribuir para que ele se desenvolva de forma plena e feliz. Não é toa que essas canções existem á centenas de anos, ultrapassando diversas gerações.
As crianças devem se sentar em círculo e, aí, bater palmas com as mãos viradas para cima, permitindo que a mão direita de um bata na palma direita do coleguinha à esquerda. As palmas seguem a silabação da música. A brincadeira também pode ser feita em dupla, alternando as palmas e movimentos. Quem saiu foi tu!”
As brincadeiras cantadas são atividades que envolvem o movimento corporal e o ritmo, conteúdos relacionados à música.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para Vygotsky, a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança. ... Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.
Segundo Piaget, as crianças praticam jogos de exercícios (manipulação), simbólicos (faz de conta) e de regras. Cada jogo permite à criança o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais que, posteriormente, possibilitam a formação de um adulto seguro, empático e criativo.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.