Dentre escolinhas, categorias de base e o futebol profissional, o método analítico foi o método mais utilizado nos primórdios do treinamento técnico (LEITÃO, 2010). Nos dias de hoje ele é também muito difundido, como exemplo, Pinto e Santana (2005) encontraram esse método como o mais utilizado nas aulas de futsal.
Para Perfeito (2009) o método analítico, conhecido como analítico-sintético ou parcial, refere-se a exercícios por partes que tem como foco o ensino através dos fundamentos técnicos da modalidade esportiva e para Greco (2001) suas formas rudimentares.
O treinamento técnico utiliza-se de três métodos: analítico, situacional e em forma de jogo. Nenhum método foi considerado sem importância e a escolha de utilização é baseada no nível de qualidade de execução dos gestos no contexto do jogo, ressaltando que o analítico permite uma correção mais detalhada do gesto.
Veja os principais sistemas estratégicos do esporte!
Desvantagens do método analítico Outra característica marcante é a extrema aglutinação em torno da bola e a elevada utilização da visão centralizada. Como característica marcante, evidencia-se a centralização da atenção na bola e problemas de compreensão do jogo.
O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.
O método analítico procura isolar e concentrar os analitos a níveis adequados e obter um nível de limpeza da amostra, de forma que não comprometa a sua análise química. Sendo assim o preparo da amostra deve ser compatível com a técnica que fornecerá os dados químicos (BEDOR, 2007).
TREINO TÉCNICO - é a aprendizagem , aperfeiçoamento ou desenvolvimento dos fundamentos do futsal. TREINO TÁTICO - Repetição sistemática e constante, de uma forma de jogar coletiva, previamente definida, para criação ou anulação de situações que levem perigo de gol. É considerado um exercício complexo.
Treinamento Específico. Consiste no treinamento dado ao empregado logo após a sua admissão. O objetivo é conseguir informações sobre o novo funcionário em relação aos diferentes aspectos vinculados à empresa.
Resposta:
O treinamento de força pode ser denominado de várias formas, entre eles: treinamento com pesos, treinamento resistido, treinamento contra resistência ou musculação. Estes apresentam inúmeros objetivos com fim no próprio treinamento ou como meio para se alcançar determinado desempenho esportivo.
Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 8 tipos de exercício para melhorar seu condicionamento físico de uma vez por todas!
Corrida, ciclismo, musculação, todas são ótimas opções de tipos de treinamento físico, mas qual é a ideal para você? Escolher a opção que melhor se encaixa ao seu biotipo, histórico e tempo exige estudo e toda orientação possível.
Conheça 5 tipos de Musculação e entenda qual o melhor para seu objetivo
Caminhar, subir escadas, andar de bicicleta, trabalhar no jardim ou dançar são exemplos de atividade física. No entanto para ter benefícios para a saúde a atividade física deve ser moderada e realizada pelo menos durante 150 minutos por semana.
A longo prazo, a prática de esporte é importante para prevenção de doenças cardíacas, psicológicas e para um envelhecimento saudável
Harvard indica os 5 melhores exercícios para o corpo
Corrida: Presente no atletismo, a corrida é um dos esportes mais completos, segundo o professor de educação física William Isel: "Trabalha todos os grupos musculares do corpo, além da melhora do sistema cardiovascular", ressalta o profissional.
Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho do músculo, o que aumenta a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o ...
Sabemos que o placar é a favor da reeducação alimentar, mas os especialistas, inclusive os de nutrição, são unânimes em afirmar que combinar dieta e exercícios físicos é a forma mais saudável e consistente de perder peso.
Os exercícios praticados com o intuito principal de emagrecimento e melhoramento do sistema cardiovascular são chamados de exercícios aeróbicos.
Treino Cardio: 5 minutos de exercício por dia te faz emagrecer.
Não gosta de correr? A natação é uma ótima prática para quem quer perder peso. Os riscos de lesões são baixos, por ser praticada dentro da água. Além de ajudar no emagrecimento, ela aumenta a massa muscular.
Para gerar esse déficit, podemos apenas diminuir as calorias ingeridas pela alimentação, incluir ou aumentar a intensidade do exercício físico ou associar os dois fatores.