Como confirmar o diagnóstico O raio-x do tórax é o melhor exame para diagnosticar o princípio de pneumonia e o exame do catarro consegue identificar se a infecção é provocada por um vírus, bactéria ou fungo.
O diagnóstico da pneumonia bacteriana pode ser feito por um clínico geral e/ou médico pneumologista através de exames, como raio X do tórax, tomografia computadorizada do tórax, exame de sangue e/ou exame de catarro.
Os sintomas são:
O tratamento pode demorar até 21 dias e durante esse período é aconselhado ir ao hospital apenas se os sintomas piorarem ou se não melhorarem após 5 a 7 dias, principalmente a febre e o cansaço.
Entre os fatores predisponentes para pneumonia em idoso, estão o tabagismo, a desnutrição, a obesidade, o Mal de Alzheimer, a insuficiência cardíaca e, a insuficiência rena.
Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.