Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas. As algas são protistas autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótrofos (não sintetizam seu alimento).
No reino Monera estão agrupados os organismos procariontes, tais como as bactérias e cianobactérias. As bactérias são organismos procariontes, ou seja, que não possuem núcleo organizado.
Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.
Os protozoários amebóides são seres heterotróficos que se alimentam de pequenos organismos, a exemplo algas, bactérias, diatomáceas, outros protozoários, rotíferos e vermes. Nas amebas, os pseudópodes envolvem a presa por completo, até formar uma espécie de vacúolo alimentar. ...
Para a alimentação, os protozoários capturam o alimento por fagocitose, dando origem aos fagossomos, que se fundem aos lisossomos, formando os vacúolos digestivos. Após a digestão, dentro dos vacúolos, os restos são eliminados por clasmocitose.
Nutrição. Os protistas podem ser autótrofos fotossintetizantes, por exemplo as algas. Nesse caso, possuem cloroplastos que irão converter a energia luminosa em energia química para síntese de compostos orgânicos. Também podem ser heterotróficos, como os protozoários unicelulares.
Resposta. O reino protista é composto de Protozoários e algas, ambos possuem células eucariontes (com núcleo organizado). Os protozoários são seres unicelulares, por isso recebem energia por meio da respiração aeróbica (A que tem participação de oxigênio, como a dos seres humanos.)
Os fungos obtem a sua energia a partir da decomposição extracelular da materia organica. Podem se reproduzir de forma assexuada ou sexuada (esporos, mitose e meiose). Habitam ambientes úmidos e sombreados. Provocam doenças como candidíase.
A forma de energia mais utilizada no mundo é a energia elétrica, que pode ser obtida de diferentes maneiras: usina hidrelétrica, solar, nuclear, eólica, entre outras. ... Ela pode ser obtida de várias maneiras, mas a principal fonte provém das usinas hidrelétricas.
São bactérias que morrem na presença de oxigênio. Nesse caso a energia dos compostos orgânicos é obtida por meio de fermentação. As anaeróbicas facultativas, por outro lado, vivem tanto na presença como na ausência de oxigênio. Outras espécies só sobrevivem em presença de oxigênio - são as aeróbias obrigatórias.
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).
O Reino Monera reúne os organismos procariontes, unicelulares, coloniais ou não, de vida livre ou parasita, autótrofos (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes) ou heterotróficos que se alimentam por absorção.
As bactérias heterotróficas se alimentam de moléculas orgânicas oriundas de outros seres vivos e dependendo da procedência de tais moléculas, as bactérias podem ser classificadas em saprófitas, ou decompositoras, e parasitas.
Autotróficas: são as bactérias que produzem o próprio alimento por meio de fotossíntese (usando a luz solar, o dióxido de carbono e a água) ou da quimiossíntese (usando água, dióxido de carbono e produtos químicos como amônia).
* Bactérias autótrofas – são aquelas que têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento, através da fotossíntese ou quimiossintese. ... *Bactérias heterótrofas – são bactérias que utilizam fontes externas para se alimentarem, como a respiração aeróbica ou a fermentação.