Já pensou lidar, todos os dias, com uma parte do corpo que é repleta de órgãos vitais? Pois é, essa é a rotina de quem atua na área de Cirurgia Torácica. Essa subespecialidade envolve o tratamento cirúrgico na região que vai do pescoço ao diafragma e requer um grande conhecimento e preparo.
Ou seja, são muitos anos de estudo pela frente e é fundamental escolher uma boa instituição já na hora de se especializar em cirurgia! Aqui no blog já falamos, por exemplo, da residência em Cirurgia Geral na USP-SP, na Unifesp, na Santa Casa e na USP-RP. Vale a pena dar uma olhada!
Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado a fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e a acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Mas antes de você ir embora, podemos te dar mais uma dica? Se quiser aumentar as suas chances de ser aprovado no programa de especialização, dá uma olhada na Academia Medway! Lá você encontra todos os nossos materiais gratuitos para dar um gás na sua preparação para a residência médica dos seus sonhos! Quer fazer Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica na USP, na Unifesp, na Unicamp, entre outras? Lá tem guias estatísticos gratuitos dessas instituições e vários minicursos com aulas grátis!
Note que o coração não está incluído porque ele faz parte de outra subespecialidade: a Cirurgia Cardiovascular.
Bom, sempre batemos na tecla aqui de que um bom cirurgião deve conseguir manter uma boa relação interpessoal com os colegas, já que precisa se relacionar com outros das mais diversas especialidades médicas e multidisciplinares. No caso de quem atua em Cirurgia Torácica, é preciso sempre estar preparado para discutir sobre os casos com colegas cardiologias e pneumologistas. Ou seja, o cirurgião torácico deve ter capacidade de trabalhar bem em equipes.
Além de tudo, é possível trabalhar tanto em grandes cidades quanto em locais mais afastados, que costumam sofrer com a carência de profissionais especializados.
Com o avanço da tecnologia, também vemos a abordagem robótica, com o uso de equipamentos de alta precisão e que são operados pelo especialista. Para você ter uma ideia, olha só alguns dos tipos de cirurgia que são comuns na prática desse cirurgião:
Outra competência necessária é a ciência dos critérios de estadiamento e abordagem oncológica para determinar a melhor linha de diagnóstico e tratamento de neoplasias do tórax.
Se uma pessoa apresentar algum desses sintomas, deve procurar um médico que pode inclusive, ter outra especialidade. Esse profissional pode avaliar os sintomas e recomendar a consulta com um cirurgião torácico, se necessário, para fazer um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento apropriado.
O especialista deve ser estudioso e curioso, sabendo pesquisar e elaborar as questões certas para cada tipo de problema identificado. O cirurgião do tórax também deve ter capacidade de trabalhar bem em equipes. Isso porque é comum ele ter contato com médicos de outras especialidades e da característica multidisciplinar do trabalho.
Um Cirurgião Torácico é um especialista em procedimentos cirúrgicos do tórax, responsável por tratar uma ampla variedade de condições médicas, incluindo doenças pulmonares, traumas torácicos, doenças do coração e dos grandes vasos, entre outras. No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre a atuação desse profissional e quando é indicado procurá-lo. Tenha uma boa leitura!
A rotina do cirurgião do tórax segue o padrão das especialidade cirúrgicas, com exceção da cirurgia geral e do trauma, que têm seu cotidiano baseado em cirurgias de urgência.
Além de realizar operações, os cirurgiões torácicos também são responsáveis pelo cuidado pré e pós-operatório de seus pacientes. Eles trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como anestesiologistas, radiologistas e enfermeiros, para garantir que os individuos recebam o melhor tratamento possível.
Essas são apenas algumas das principais condições médicas que um cirurgião torácico trata. É importante notar que cada caso é único e requer uma abordagem individualizada, e que o médico trabalha em estreita colaboração com outros profissionais de saúde para fornecer o melhor tratamento possível.
As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. O período analisado foi de março de 2022 a março de 2023.