Tal documento, criado a cada dez anos, traça diretrizes e metas para a educação em nosso país, com o intuito de que estas sejam cumpridas até o fim desse prazo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O primeiro PNE foi elaborado em 1996, para vigorar entre os anos de 2001 a 2010.
4) Por que, apesar de ser Lei desde 2003, o tema ainda não é amplamente trabalhado nas escolas? ... Para preencher a lacuna de formação é necessário incentivar um diálogo com diferentes áreas do conhecimento, pesquisar materiais e práticas que possam ser boas referências para a escola.
Há pouco mais de 11 anos, a Lei 10.
Uma iniciativa que veio contribuir para mudar essa realidade completa, em 2018, 15 anos da sua promulgação: trata-se da Lei que tornou obrigatório no país o ensino de história e de cultura africana e afro-brasileira nas escolas em sua totalidade.
Estudar a história e a cultura da África nos permite refletir sobre os impactos de uma sociedade que não (re)conhece e escamoteia os elementos fundamentais e alicerçais da sua própria história. E é justamente essa a proposta da Lei 10.
Uma das principais importâncias se deve ao fato da África ser considerada o "berço" da humanidade em razão de que o ser humano surgiu naquele continente. ... Em razão dos fósseis de ancestrais do ser humanos encontrados na África serem muito mais antigos que em qualquer outro lugar do mundo (em vários milhões de anos).
A promulgação das leis n° 10.
Lei nº 11.
Lei 11.
5 lideranças indígenas que lutam pela valorização dos povos originários